Publicações

Call for papers

Call for Papers - Revista Forum Sociológico 2018

A Forum Sociológico, publicação do CICS.NOVA, convida a todos a submeter artigos originais para publicação. Além de artigos originais, aceitam-se propostas de dossiês temáticos e recensões críticas de obras relevantes.

Submissões: Esta chamada está aberta em permanência, mas para serem consideradas para publicação em 2018, as propostas deverão ser enviadas até o fim de Maio.

As propostas de artigos poderão incidir em diversos temas no âmbito das Ciências Sociais.

Todos os artigos estão sujeitos ao um processo de peer review, sendo submetidos a dois especialistas de reconhecido mérito na área temática em regime de anonimato bilateral.

 

A Forum Sociológico é publicada em open access e está indexada na OpenEditionJournals, Latindex, CAPES (Brasil) e na SHERPA/RoMEO e encontra-se em processo de indexação à SciELO e ao RCAAP.

 

Serão recebidos artigos originais em língua portuguesa, francesa, inglesa e espanhola. As normas de publicação da revista e outras informações relevantes, assim como os números anteriores, estão disponíveis em FORUM SOCIOLÓGICO.

 

Todas as propostas deverão ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: forum@fcsh.unl.pt


Call for Papers - Dossiê «Futuros do Trabalho: Políticas, cenários e vivências subjetivas»

Encontra-se em aberto a chamada para trabalhos da Revista Configurações no âmbito do dossiê temático Futuros do Trabalho: Políticas, cenários e vivências subjetivas a ser coordenado pelos Doutores Ana Paula Marques (CICS-UMinho/ CICS.NOVA), Miguel Chaves (CICS.NOVA/ FCSH.UNL), Helena Serra (CICS.NOVA/ FCSH.UNL) e Paula Urze (FCT-UNL, CIUHCT) e publicado no segundo número de 2019.

Submissões: até 31 de Dezembro de 2018.

Com a intensificação da crise económico-financeira, que afeta o capitalismo contemporâneo e a confiança no futuro, o trabalho, as organizações e as profissões têm conhecido profundas transformações nas suas práticas, conteúdos e sentidos. Importa, por isso, assinalar os seguintes processos de ressimbolização do espaço social do trabalho: i) exaltação de uma cultura de “risco” e incerteza no quadro da Revolução 4.0; ii) exigências de compromisso e lealdade dos atores sociais em contextos de vulnerabilidade de vinculação laboral; iii) apropriação do controlo gestionário e administrativo pelos grupos profissionais pressionados pelas lógicas de produtividade e de custo/benefício; iv) fragmentação crescente de coletivos de trabalho, tempos de trabalho e estatutos (e.g. “integrados”, “precários”, “bolseiros”, “formandos”), criando comunidades fracionadas e instáveis de interesses; v) maior exposição a situações de subemprego e experiências de desemprego, e fluxos significativos de mobilidade (trans)nacional por grupos sociais alargados, vi) dificuldades de subsistência, assim como de auto e heteroreferenciação identitária perante experiências de desemprego e exclusão social de um número crescente de grupos sociais, com especial destaque para jovens, mulheres, indivíduos desqualificados ou com baixas qualificações e trabalhadores mais idosos; vii) défices de statusperante esses mesmos cenários; vii) refluxo da regulação estatal na economia em geral e no trabalho (e emprego) em particular com efeitos na desproteção dos trabalhadores, em especial os mencionados no ponto anterior, e na dessindicalização de amplas faixas da população ativa.

Em suma, os processos globais de mudança social têm vindo a implicar transformações significativas nas organizações, no trabalho, nos grupos profissionais e nos cidadãos em geral. Os contornos destas dinâmicas permanecem, no entanto, em larga medida, por conhecer, compelindo os cientistas sociais a anteciparem futuros possíveis no quadro da crescente incerteza que caracteriza as sociedades atuais. Este dossier temático visa acolher trabalhos originais nos seguintes tópicos:

- Digitalização e autonomização da economia e trabalho;
- Tecnologia, comunicação e riscos;
- Ecologização das empresas e gestão verde;
- Privatização, liberalização e reconfiguração dos serviços públicos;
- Mercados (trans)nacionais de emprego;
- Migrações, direitos de trabalho e cidadania;
- Subemprego, precariedade e desemprego;
- Dilemas da educação e formação em contexto de trabalho;
- Profissão, Profissionalização e Profissionalismo;
- Formas de produção de subjetividades no trabalho;
- Diálogo social e desafios de concertação coletiva;
- Desenvolvimento, políticas e redes interorganizacionais.

Os artigos poderão ser provenientes de qualquer domínio das ciências sociais, devendo reportar-se a investigações empíricas e apoiar-se numa reflexão teórica robusta. Os artigos devem ser enviados para cics@ics.uminho.pt e estar em conformidade com as normas adotadas pela revista.

Datas importantes:

Deadline para a submissão do artigo: 31 Dezembro de 2018
Envio da decisão para os autores: 31 Maio de 2019
Publicação da revista: 31 Dezembro de 2019

Informações adicionais encontram-se disponíveis em: http://configuracoes.revues.org/.


Calls for Papers - Dossiê «O campo das pesquisas em educação: contribuições da sociologia francesa»

A Revista InterMeio - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul abre chamada para artigos para o dossiê de janeiro-junho de 2019 intitulado O campo das pesquisas em educação: contribuições da sociologia francesa.

Submissões: 30 de Novembro até de 2018.

Os artigos a serem apresentados poderão abordar uma ou várias dimensões do campo da educação na sua vertente institucional e/ ou individual; poderão explicitar discussões de natureza teórica e/ou metodológica; bem como poderão circunscrever as dimensões culturais e sociais da educação, tomando como foco as contribuições da sociologia francesa. A intenção é identificar e analisar de forma transversal a multiplicidade de objetos no interior deste campo.

Organizadoras: 

- Fabiany de Cássia Tavares Silva Faculdade de Educação - UFMS

- Maria da Graça Jacintho Setton Faculdade de Educação - USP

 

Consultar chamada.

Mais informações em http://seer.ufms.br/index.php/intm


Call for Papers - Revista SOCIOLOGIA ON LINE 2018

A Revista SOCIOLOGIA ON LINE, publicação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), abriu a chamada de artigos para os seus números de 2018.

Datas-limite para submissão de artigos:

- 2º Número: até 30 de Abril de 2018
- 3º Número: até 31 de Agosto de 2018 

A SOCIOLOGIA ON LINE publica três números por ano, está documentada na Latindex e aguarda indexação na SHERPA/RoMEO e na ERIH PLUS.

Call for papers em português
Call for papers em inglês


Call for Papers - International Meeting «Let's talk about ageing»

In two days of multidisciplinary programing, we’ll cross perspectives from several fields, from Geriatrics to Sociology, Law, Psychology, Sports, Nutritions, Religions, among many others, believing that the articulation of their contributes and experiences may enhance the knowledge about a cross-cutting and timeless interest.

Based in some relevant and current discussion topics, Let’s Talk About Ageing is an informal meeting to share scientific and professional knowledge with daily experiences, and will certainly be an enriching moment for researchers, professional and all who, for personal or profissional reasons, have interest in the area.

Abstract submission: 31st July 2018.

Numbers speak for themselves: we are moving towards a ageing society, with a strong representation in the highest age ranges, and it needs to be addressed. The way we age, as society, is now a motive of reflection and concern between various scientific and professional fields. From Medicine to Cosmetics, Sports, Leisure, Economics and Politics, there are no unaffected areas when we speak about structural implications of this natural phenomenon with social outcomes. Talk about the richness and complexity of the contemporary ageing is our main goal with this conference. 

LET'S TALK ABOUT AGEING | OPORTO, 15-16 OCT. 18


Call for Papers - Revista Media & Jornalismo, Nº 34, Vol. 19

A Revista Media & Jornalismo convida a todos a submeter propostas de artigos que se enquadrem no âmbito da temática Publicidade: Teorias, métodos e práticas.

Submissões: até 30 de Junho de 2018.

Este número dedicado à Publicidade, acolhe contributos no âmbito das teorias, dos modelos e das práticas da Publicidade focados, nomeadamente, nas seguintes grandes temáticas:

- Teoria(s) da publicidade;
- Ensino da publicidade em Portugal, nos países latino-americanos e anglo-saxónicos;
- Semiótica e metodologias de análise do discurso publicitário (media/new media);
- Criação e estratégias publicitárias;
- Novas competências e perfis de profissionais e/ou consumidores;
- Publicidade e Media (economia, indústria, públicos);
- Questões éticas e legais da publicidade;
- Questões de género e preocupações sociais e ambientais;
- Publicidade, propaganda e espaço público;
- Investigação aplicada (estudos de caso);
- Tendências da publicidade e novos contextos tecnológicos (Big Data, IA, etc.).

 

Mais informações em Media & Jornalismo.


Call for Papers - Revista Educação, Escola e Sociedade

A Revista Educação, Escola e Sociedade é uma revista científica do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais - DMTE, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Brasil, e convida a todos a submeter artigos para publicação.

Submissões: chamada aberta em permanência.

A Revista tem como objetivo contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem e da educação em geral, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais das práticas educativas em diversos contextos. Tem como propósito, ainda, divulgar processos e resultados de pesquisas e de experiências de práticas pedagógicas que tem como foco de análise as teorizações das diferentes tendências da Educação.

O projeto editorial prioriza artigos científicos, inéditos no Brasil e no exterior, da área de Educação e artigos que proponham diálogo entre essa área e outras correlatas. São aceitos artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou revisões críticas, sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica da Educação. Publica-se textos em Português, Espanhol ou Inglês.

 

Para maiores informações consultar Educação, Escola e Sociedade.


Call for Papers - 2nd International Conference on Woman and Gender Universe(s)

Once again, Wo(man) XXI opens the door to a multidisciplinary dialogue, involving different areas in a debate of common interest: from Medicine to Sociology, Sport, Nutrition, History, Law, Psychology, Arts, Fashion, among others; all areas come together in a unique and memorable experience. 

Abstract submission: until June 30, 2018.

After a successful first edition, Woman XXI becomes Wo(man) XXI, a moment of sharing knowledge and experiences, not only about Women, but about the extensive, complex, and still unexplored, Universe of the Gender. An informal and multidisciplinary meeting about multiple areas of social life that, in one way or another, gravitate around (and are influenced by) gender issues. A moment that promotes an holistic and critical view about a set of current and relevant issues, and that intends to contribute to a deeper understanding about gender universes. This is a meeting for sharing expertise, but also everyday experiences of all those who, for personal or professional reasons, may be interested in this subject. 


Call for Papers - VI Encontro Luso-Afro-Brasileiro «As Mulheres e a Imprensa Periódica»

Em 2018 o VI Encontro Luso-Afro-Brasileiro as Mulheres e a Imprensa Periódicaserá realizado mais uma vez no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de outubro, com conferências, sessões plenárias e semi-plenárias. Este ano pretende-se discutir como Literatura e Educação se relacionam com os múltiplos aspectos ligados à questão central do Encontro.

Submissão de comunicações: 30 de Junho de 2018.

Concebido e organizado por pesquisadores vinculados ao CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, este evento científico internacional e itinerante teve suas duas primeiras edições na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2011 e 2013). As seguintes foram realizadas em diferentes cidades e instituições brasileiras: na PUCRS em 2014; entre a UFMG e o Real Gabinete Português de Leitura em 2016; e na UNESP de Assis em 2017.

Este ano pretende-se discutir como Literatura e Educação se relacionam com os múltiplos aspectos ligados à questão central do Encontro. Convidamos, então, pesquisadores dedicados aos seguintes tópicos:

1 - As Senhoras do Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro

2 - Mulheres na Imprensa e o debate sobre Educação

3 - Literatura de autoria feminina e imprensa periódica

 

Enviar dados de inscrição para o emailasmulhereseaimprensaperiodica@gmail.com

Consultar chamada.

 

Comissão Organizadora:
Eduardo da Cruz (UERJ/PPLB)
Ana Maria Lisboa de Mello (UFRJ)
Isabel Lousada (UNL)
Vania Chaves (UL)
Ana Cristina Comandulli (UNIRIO/PPLB)
Anna Faedrich (Cap/UERJ)
Andreia Alves de Castro (PPLB)
Elisabeth Martini (PPLB)

 

Realização:
Real Gabinete Português de Leitura
CLEPUL
CICS.NOVA


Apoio:
Liceu Literário Português
PPGLEN/UFRJ
Cátedra Almeida Garrett/UERJ
UNIRIO


Call for Papers – Encontro «Os desafios da investigação: Questões de método, dilemas éticos e problemas políticos»

A pesquisa social é um terreno plural e multidimensional onde se entrecruzam questões epistemológicas e teóricas, dispositivos metodológicos e procedimentos analíticos ajustados às diferentes realidades em estudo. Para além de se desenvolverem em torno destas componentes, os processos de investigação nas ciências sociais configuram, eles próprios, processos sociais que têm subjacente uma multiplicidade de desafios de vária ordem. Com o objetivo de consolidar a reflexão sobre os diferentes tipos de dilemas metodológicos com que os investigadores se deparam, bem como sobre as estratégias que os mesmos desenvolvem para lhes dar resposta, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, promove um segundo encontro sobre o tema, que vem dar continuidade às questões levantadas na primeira edição deste evento (2016).

Submissões: até 08 de Junho de 2018.

Apela-se à submissão de contributos que reflitam sobre um ou vários dos seguintes aspetos:

(1) O modo como o uso de métodos de pesquisa consolidados nas ciências sociais tem mudado ao longo do tempo e tem contribuído para atualizar e revigorar técnicas de recolha e de análise dos dados;
(2)  Relação entre problemas que resultam da prática de investigação e questões teóricas e metodológicas;
(3)  Abordagens metodológicas e técnicas inovadoras em ciências sociais;
(4)  Questões éticas e políticas inerentes ao processo de investigação: o acesso, permanência e saída do terreno;
(5)  Impactos na investigaçāo de dinâmicas globais do campo científico e social, tais como a escolha das agendas de pesquisa ou a configuraçāo dos contextos institucionais;
(6)  Democratização do conhecimento no processo de produção e disseminação dos resultados de pesquisa.

Os resumos não devem ultrapassar as 350 palavras, devem fundamentar o enquadramento em um ou mais dos tópicos acima referidos e devem conter os seguintes elementos:

.Título do trabalho
.Nome/s do/s autor/es
.Filiação institucional
.Endereço de e-mail.
 

Data limite para envio: 8 de Junho de 2018
Notificação de aceitação: 31 de Julho de 2018

 

Os resumos devem ser enviados até 8 de junho de 2018 para o seguinte correio eletrónico: desafios.cies@iscte-iul.pt
 

Comissão organizadora: Helena Carreiras, Mara Clemente, Ana Caetano, Anne Schippling.


Call for Papers – II Congresso Internacional «Mundos Indígenas - Diálogos sobre história, direito e educação»

O II Congresso Internacional Mundos Indígenas - Diálogos sobre história, direito e educação, abrangendo o período correspondente ao início do processo colonial (séculos XVI) e incluindo os dias atuais, objetiva ampliar uma diversificada rede colaborativa nos âmbitos nacional e internacional envolvendo em discussões interdisciplinares a história dos povos indígenas da América. Para tanto, pretende-se ampliar diálogos entre investigadores da temática em destaque para que se construam possibilidades de caminhos teórico-metodológicos inovadores sobre a pesquisa acerca dos povos tradicionais ao longo do processo colonial até o tempo presente. 

Submissões de trabalhos: até 03 de Junho de 2018.

Nos últimos anos os estudos sobre a temática indígena na América vêm obtendo contribuições oriundas das áreas de conhecimento, tais como antropologia, arqueologia, história, educação e direito, proporcionando avanços promissores no tocante a visibilidade do protagonismo ameríndio, através das suas variadas formas de agenciamentos diante das pressões e violações dos seus direitos ao longo dos mais de 500 anos.  No Brasil, mais especificamente, a partir dos anos 1990, a história indígena vem se legitimando enquanto uma dimensão fundamental na produção de conhecimento, sendo escolhida como tema de dissertações e teses nos diversos programas de pós-graduação em nosso país, tendência que também se verifica na América-Latina. O diálogo interdisciplinar contínuo e o uso de múltiplas fontes históricas, assim como, de variadas temporalidades permite-nos negar a tese do historiador oitocentista Francisco Adolfo Varnhagen de que para os índios não haveria história, mas apenas etnografia [o que implicaria em assumi-los enquanto conjuntos humanos vivendo num estado inferior]. O mais importante é que uma das preocupações da historiografia recente sobre os mundos indígenas é não construir mais uma imagem do “índio genérico”, ou apenas vítima dos primeiros contatos com os europeus, “dizimados” e “assimilados”, ou seja, em processo de desaparecimento. Ao contrário, nos últimos anos, as pesquisas  as vem destacando as ações indígenas que nos revelaram que cada unidade indígena possui um caráter étnico, que lhes permite construir e acionar um posicionamento frente ao não-indígenas nos diferentes espaços de fronteiras e em novas territorializações pós-contato nas américas portuguesas, espanhola e inglesa. E, mesmo que negados no plano discursivo, os povos indígenas continuavam e continuam existindo e se mostram de forma organizada politicamente, afirmando as suas etnicidades e reivindicando a legitimidade das suas memórias e histórias.

Mais informações: http://historia.ufcg.edu.br/coimi/pt/


Call for Papers - Congresso «Do sujeito ao predicado»

Convidamos pesquisadores de diferentes áreas académicas (ciências sociais, estudos artísticos, arquitetura, estudos visuais, ciências da comunicação, etc.) a submeterem propostas de comunicação que contribuam para o debate em curso. O congresso encontra-se organizado por áreas temáticas, da responsabilidade de diferentes pesquisadores pertencendo às distintas entidades organizadoras. Para além dos debates temáticos dos painéis, iremos organizar seminários e workshops especializados.

Submissões de trabalhos: até 01 de Junho de 2018.

Os abstracts deverão explicar de forma clara o contexto da pesquisa ou da reflexão teórica a apresentar ao congresso. Devem indicar os objetivos, pressupostos conceptuais e metodologia, bem como os resultados expectáveis ou alcançados. O abstract deve conter no máximo 500 palavras. Devem, também, ser acompanhadas por uma curta biografia do(s) autor(es) (max. 150 palavras), que deve incluir a sua afiliação e informações de contacto.

Envio de propostas para dosujeitoaopredicado@gmail.com
Notificação de aceitação: 6 de julho de 2018
Data limite de pagamento: 27 de julho de 2018
Inscrições: 30€ estudantes de mestrado / doutoramento 40€ profissionais 

Organização:

Instituto Politécnico de Leiria (ESECS e ESAD.cr)
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Rede Luso-Brasileira de Pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas
Associação Riscas Vadias

Mais informaçõeshttp://www.artepublicaleiria.com/


Call for Papers - Simpósio «Fazer sociologia fora da academia: artes e ossos do ofício»

Está aberta a chamada para trabalhos no âmbito do Simpósio «Fazer sociologia fora da academia: artes e ossos do ofício» que constituirá o próximo número do Jornal de Sociologia da Educação.

Submissões: até 28 de Maio de 2018.

Coordenação: Bruno Dionísio, Leonor Lima Torres e Mariana Gaio Alves.

Mais informações.