Candidaturas abertas ao Doutoramento em Estudos de Género 2018/2019

Relações de Género, Igualdade de Género, Identidade de Género… A Sociologia, a Psicologia, a Antropologia e o Direito, a História, os Estudos Literários e Artísticos têm explorado os mistérios e o fascínio destes conceitos, das suas normas e das suas práticas, hoje na ordem do dia nas políticas nacionais, europeias e internacionais. Duas grandes Universidades portuguesas uniram-se para oferecer o primeiro Curso de Doutoramento em Estudos de Género. As perspetivas críticas e interdisciplinares serão centrais nesta consagração académica de um dos mais interessantes campos científicos das Ciências Sociais contemporâneas.

O programa interuniversitário de Doutoramento em Estudos de Género resulta de um consórcio entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP, da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Direito, FD e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Cada uma destas escolas participa com os respetivos centros de investigação, Centro Interdisciplinar de Estudo do Género (CIEG/ISCSP-ULisboa), Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS – FD/UNL), Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA – FCSH/UNL).

Participam no Conselho Científico do programa de doutoramento e no plano de estudos docentes do Instituto de Geografia e Ordenação do Território (IGOT-ULisboa), da Faculdade de Letras, (FL-ULisboa), do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-ULisboa) e do Instituto de Ciências Sociais (ICS-ULisboa). Colaboram ainda, nos termos a definir, investigadores e investigadoras de várias instituições universitárias do país.

O programa de doutoramento tem por missão contribuir para a afirmação dos Estudos de Género como área científica autónoma de investigação e formação avançada, preparando investigadores/as neste domínio e profissionais, quadros superiores e dirigentes capazes de analisar, de forma crítica e reflexiva, temas relacionados com as questões de género e sobre elas intervir nos mais diferentes sectores e atividades sociais e políticas.

Os cursos e as aulas terão lugar em Lisboa, rotativamente no ISCSP da ULisboa e na FCSH-UNL.

No ano letivo de 2018/2019 as aulas irão decorrer nas instalações do ISCSP-ULisboa.

Comissão Coordenadora:
Anália Torres (ISCSP-UL);
Manuel Lisboa (NOVA FCSH);
Teresa Pizarro Beleza (FDUNL-NOVA).

Candidaturas: a partir de 16 de Abril no ISCSP-ULisboa
Início das aulas: Outubro de 2018.

Consultar planos de estudos.

Consultar documento de divulgação.

Contactos e informações: E-mail: gea@iscsp.ulisboa.pt | Tel: 213 619 431