Menu CICS.NOVA

Actividades orientadas para os estudantes

 

Derrubada das Estátuas - Alix Didier Sarrouy dinamiza aula na ecoescola Viverde. A “Derrubada das Estátuas” foi o tema da aula na qual o investigador do CICS.NOVA Alix Didier Sarrouy foi convidado a participar. Organizada por Rafael Dias da Escola Viverde (São Paulo, Brasil) esta aula procurou reflectir sobre o derrube de estátuas na sequência da morte de George Floyd.

Assista à aula aqui.

 

[Entre]vistas: Desenho, Aplicação e Análise de Entrevistas em Investigação Social. Este curso, no âmbito da UÉvora Summer School 2020, será dinamizado pela Professora Rosalina Costa, investigadora do CICS.NOVA.UÉvora, e decorrerá entre 6 a 10 de Julho. Tem como objectivo proporcionar a aprendizagem dos fundamentos teóricos e práticos que alicerçam o desenho, aplicação, tratamento, análise e interpretação de dados através de entrevistas no contexto da investigação científica em geral e qualitativa em particular.

Aceda ao programa detalhado aqui

 

Jornadas de Estudos Urbanos. A 3 e 4 de Junho, o Doutoramento em Estudos Urbanos FCSH-NOVA, ISCTE-IUL coloca os seus doutorandos em debate. Este dia aberto pretende divulgar o doutoramento e conta com a participação de investigadores do CICS.NOVA. 

Consulte o programa aqui

 

 

Cláudia Urbano, investigadora integrada do CICS.NOVA dinamizou o estágio «O consumo de álcool pelos jovens - uma abordagem sociológica», que decorreu entre 2 e 7 de julho de 2018 no âmbito do programa CIÊNCIA VIVA NO LABORATÓRIO – Ocupação científica de jovens nas férias. Este programa é promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica em colaboração com a comunidade cientifica portuguesa.


 

O CICS.NOVA.UÉvora promoveu, entre 11 e 22 de julho de 2016 o estágio «Roadshow da Sociologia, Ciência e Profissão na Intervenção Social», dinamizado pelo investigador integrado Carlos Alberto da Silva no âmbito do programa CIÊNCIA VIVA NO LABORATÓRIO – Ocupação científica de jovens nas férias. Este programa é promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica em colaboração com a comunidade cientifica portuguesa.



Patrícia Pereira, investigadora integrada do CICS.NOVA dinamizou o estágio «Explorar o quotidiano da cidade a partir da perspectiva sociológica», que decorreu entre 18 e 22 de julho de 2016, no âmbito do programa CIÊNCIA VIVA NO LABORATÓRIO – Ocupação científica de jovens nas férias. Este programa é promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica em colaboração com a comunidade cientifica portuguesa.




O CESNOVA (atualmente CICS.NOVA) participou na 18ª Edição da Ocupação Científica, em parceria com o e-GEO (atualmente CICS.NOVA), na qual foram oferecidos os estágios: «Onde param as mulheres? Uma incursão pelos Estudos de Género», pela investigadora Isabel Lousada; «Responsabilidade Social das Empresas. Qual o impacto no apoio a projetos de jovens empreendedores?», pelo investigador Jordi Nofre; «Uso de Geotecnologias Aplicadas ao Planeamento Regional - Um Estudo de Caso na Serra da Arrábida», pelo investigador Marcos Pelegrina; «Paisagens sagradas? Para quê e Para quem?», pela investigadora Maria do Rosário Oliveira; e Envelhecer com Bem-Estar em Coruche. O que tens a dizer?», pela investigadora Ana Fernandes. O CESNOVA ofereceu ainda os cursos «Intervenção social: da identificação dos problemas à programação das atividades», no Polo de Évora e «O que é a Violência de Género? Como prevenir a montante e que respostas a jusante?» no Polo dos Açores.

 

 

 

 

 

 

A 17ª edição do Programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação científica de jovens nas férias, contou com a participação do CESNOVA (atualmente CICS.NOVA) no âmbito da qual foram organizados quatro estágios: «Ética e Responsabilidade Social para jovens investigadores», da responsabilidade da investigadora Mónica Freitas; «Onde param as mulheres? Uma incursão pelos estudos de género», da responsabilidade da investigadora Isabel Lousada; «Vem ser editor numa revista! Estágio no Forum Sociológico», da responsabilidade dos investigadores Patrícia Pereira e Luís Gouveia; e «Diálogo entre gerações: o que tens a dizer? (participação no projecto PLEA-Projecto Promoção Local Envelhecimento Activo-Coruche)», da responsabilidade da investigadora Maria João Bárrios.