Menu CICS.NOVA

Actividades orientadas para o público em geral

 

 

 

COVID-19 Social Sciences Lab: Os tempos de pandemia à luz das ciências sociais. Esta nova plataforma, dinamizada pelo CICS.NOVA, surge enquanto resposta às profundas alterações das nossas sociedades devido à pandemia COVID-19. Nela poderá encontrar instâncias em que os investigadores do CICS.NOVA partilharam o seu trabalho com os meios de comunicação (CICS.NOVA nos media), textos e vídeos de reflexão (Reflexões em tempos de pandemia) e eventos online.

Aceda à plataforma aqui.

 

Escola de Verão 2020 da NOVA FCSH conta com a participação de investigadores do CICS.NOVA. “Análise de Conteúdo Assistida por Computador: Atlas.Ti e Maxqda” é o curso proposto por Sílvia Almeida, a decorrer entre 6 e 11 de Julho. Rui Pedro Julião coordena o curso “Aplicações de Sig em Open Source – QGIS – Introdução”, a decorrer entre 7 e 17 de Julho. Zília Osório de Castro e Isabel de Jesus apresentam o curso “As Mulheres e os Direitos”, a decorrer entre 24 de Agosto e 2 de Setembro de 2020.

Aceda a mais informações e consulte os outros cursos oferecidos no âmbito da Escola de Verão 2020 aqui.

 

International Conference on Night Studies. Esta conferência conta com a organização do investigador do CICS.NOVA Jordi Nofre e é um evento internacional que visa reflectir sobre investigação de fronteira, trabalhos artísticos e práticas profissionais relacionadas com o estudo da noite urbana em múltiplos contextos em todo o mundo.

Saiba mais sobre este evento aqui.

 

 

Mário Santos, investigador do CICS.NOVA, participou na 2ª conferência Caring Discourse com a comunicação “Metaphors as communication devices in infertility care and assisted reproductive technologies in Portugal”, assinada em co-autoria com Catarina Delaunay e Luís Gouveia. O seu objectivo primário foi a apresentação de alguns resultados preliminares do projecto ETHICHO.

Assista à comunicação completa aqui (em inglês).

 

O projecto A-Place, com participação da investigadora do CICS.NOVA Patrícia Pereira, organiza “A Confined Place”. Trata-se de uma partilha de experiências e reflexões sobre modos de viver e transformar espaços de confinamento no âmbito da actual crise pandémica da Covid-19 através de textos, desenhos, fotografias, trabalhos audiovisuais e performances.

Saiba mais sobre o projecto e como participar aqui.

 

José Manuel Lopes Cordeiro, investigador do CICS.NOVA – Polo da UMinho, é comissário da exposição “1820. Revolução Liberal do Porto”. A exposição sobre os 200 anos da Revolução Liberal no Porto foi inaugurada esta em Fevereiro na Casa do Infante, no Porto, e estará em exibição até setembro.

Saiba mais sobre a exposição aqui.

 

I Conferência de Integração de Cuidados: O Contributo da Investigação. Terá lugar no próximo dia 12 de março de 2020, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, a I Conferência de Integração de Cuidados, subordinada ao tema “O Contributo da Investigação”. A Conferência, organizada pelo grupo NOVAsaúde Integrated Care, conta com a participação de Helena Serra e Sónia Dias, investigadoras do CICS.NOVA e membros integrantes da rede NOVAsaúde.

Aceda ao programa, aqui.

 

Colóquio Internacional "Ver/Rever a Escrita de Mulheres (1926-1974)". Este evento teve lugar nos dias 5 e 6 de Março de 2020, no Colégio Almada Negreiros – Campus de Campolide. O colóquio é promovido pelo projecto “Escritoras Portuguesas nos tempos da Ditadura Militar e do Estado Novo”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e com participação de investigadores do CICS.NOVA.

Aceda ao cartaz aqui.

 

Lançamento do livro “Africanos dos PALOP no distrito de Braga – Condições objetivas de vida, identidades e relações interétnicas”, de Manuel Carlos SilvaNo dia 21 de Fevereiro de 2020, no Colégio Almada Negreiros, foi apresentado o novo livro do investigador integrado do CICS.NOVA Manuel Carlos Silva. A apresentar o livro estiveram Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo e José Carlos Marques, investigador integrado do CICS.NOVA.IPLeiria.

Aceda ao livro aqui.

 

Conferência “Conducting research with virtual reality and robots in the Social Sciences”. O CICS.NOVA.UAçores organiza a 26 de Fevereiro a conferência “Conducting research with virtual reality and robots in the Social Sciences”, apresentada por Laura Aymerich-Franch, investigadora na Universidade Pompeu Fabra – Barcelona.

Aceda ao programa aqui.

 

Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020. Coordenado pela investigadora integrada Cecília Delgado, este e-book foi o resultado de uma parceria entre o CICS.NOVA, a Quercus e a plataforma nacional "Alimentar Cidades Sustentáveis" e cofinanciado pela Comissão Europeia através do Projeto Make Europe Sustainable for All - Projeto Europa no Mundo.

Aceda ao e-book aqui

 

Conferência "Uma Nova Visão para a Europa: Mudança de Sistemas e Sustentabilidade". Este encontro foi organizado, a 28 e 29 de Fevereiro de 2020, pelo CICS.NOVA, pela Future Planet Europe e pelo Prout Research Institute of Portugal e pretende ser um espaço de discussão sobre os desafios económicos e ambientais que a Europa enfrenta.

Saiba mais sobre esta conferência aqui.

 

5.º Encontro Nacional pela Justiça Climática. O ENJC junta associações, colectivos de activistas e académicos para partilhar acções, conhecimento e experiências, construir estratégias, e para conhecer as diferentes lutas activistas que se enquadram na luta pela justiça climática. O projecto Artcitizenship, do CICS.NOVA, pertence à organização deste evento.

Saiba mais sobre o evento e as associações organizadoras aqui.

 


Na sequência do centenário do nascimento de Vitorino Magalhães Godinho, e da doação feita pela sua família da sua biblioteca pessoal à NOVA FCSH, foi atribuído o seu nome ao Centro de Documentação I&D, e foi inaugurada, no dia 3 de dezembro de 2018, a exposição "Vitorino Magalhães Godinho 1918-2011: Um itinerário sem ilusões nem desistências" no 1.º piso do edifício I&D da NOVA FCSH. A exposição foi organizada por David Justino, investigador integrado e coordenador do Grupo de Trabalho 6: Educação, Conhecimento e Cultura.

 

O CICS.NOVA esteve presente na 13ª Noite Europeia dos Investigadores – 2018, com a atividade “À descoberta do Património no Médio Tejo com o Banco de Recursos Educativos Digitais”, organizada pela Investigadora Susana Gomes, que apresenta alguns dos locais que se encontram a ser explorados no âmbito do projeto BRED: Programa de Visitas de Estudo - Práticas de aprendizagem integrada.

 


Decorreu, entre 29 de Janeiro e 19 de Fevereiro, a Exposição Investigação Colaborativa na AML, com o objetivo de mostrar à comunidade e aos diversos parceiros – de museus a operadores turísticos – a investigação desenvolvida em prol da Área Metropolitana de Lisboa. Este evento traduziu a intensidade da investigação em ciências sociais e humanas na NOVA FCSH e a sua ligação à Grande Lisboa e foi coordenado por Luís Baptista, Diretor e investigador integrado do CICS.NOVA. Exposição virtual dos projetos de investigação.


 

A Escola de Verão da NOVA FCSH – 2018 que decorreu entre julho e setembro, contou com um conjunto de Cursos oferecidos por investigadores do CICS.NOVA: Análise de Conteúdo Assistida por Computador: Atlas.Ti e MaxQDA, por Sílvia Almeida; Análise de dados em Ciências Sociais com R, por Enrico Borghetto; Aplicações ArcGIS online – os Sistema de Informação Geográfica na Nuvem e Aplicações de SIG Municipais: Planeamento, Modelos de dados e Exploração, por Rui Pedro Julião; ArcGis - Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica na Análise de Criminalidade, por Jorge Ferreira; As mulheres na sociedade, na cultura e na política nos últimos 40 anos, por Zília de Castro OsórioPolítica Marítima Integrada da UE e Crescimento Azul, por Regina Salvador.

 

O CICS.NOVA este presente na Nova Science Day – 2018, que decorreu na Reitoria da NOVA no dia 10 de setembro, o evento teve como objetivo “apresentar e promover a investigação que se faz na NOVA, abrindo a Universidade à sociedade”, potenciado “o contacto entre as Unidades Orgânicas e Centros de Investigação” integrados na instituição. O CICS.NOVA esteve presente neste evento no âmbito de uma sessão de pósteres das 44 unidades de investigação da NOVA e dos CoLabs, a apresentar a produção científica desenvolvida no Centro nos últimos 5 anos.

 

 

O CICS.NOVA, em parceria com a AMONET e o CLEPUL, esteve presente na 10ª Noite Europeia dos Investigadores – 2015,  com a atividade “As cientistas apresentam-se!”, organizada e dinamizada pela Investigadora Isabel Lousada.