Duração
01 Junho 2025 - 31 Maio 2029Grupo de Investigação
3: Dinâmicas Urbanas e TerritoriaisReferência
HORIZON-MISS-2024-CLIMA-01 101212794Entidade Proponente
VITOEntidade Financiadora
Horizon EuropeObjectivos
Perante os riscos climáticos crescentes, o SMARTER, um projeto de quatro anos financiado pelo Horizon Europe, está a ajudar a reforçar a resiliência climática, trabalhando com cidades, regiões e comunidades europeias para desenvolver e implementar soluções de adaptação climática.
A Europa é o continente com o aquecimento mais acelerado, o que significa que riscos climáticos como ondas de calor, secas, incêndios florestais e inundações estão a tornar-se mais frequentes.
A Missão da UE para a Adaptação às Alterações Climáticas reconhece estes riscos, assim como as estratégias de adaptação locais, regionais e nacionais. No entanto, lacunas de conhecimento nas políticas, constrangimentos financeiros e a falta de consenso têm dificultado a implementação de soluções de adaptação climática. Além disso, as interdependências entre riscos e setores distintos não são suficientemente consideradas para permitir que a adaptação aconteça a uma escala sistémica.
Para superar estes desafios, 18 organizações de toda a Europa estão a colaborar no projeto SMARTER. Investigadores líderes na área da adaptação climática irão trabalhar em estreita colaboração com uma rede de 10 cidades e regiões para desenvolver soluções baseadas na natureza que possam apoiar as populações mais vulneráveis e reforçar a resiliência climática.
Enquanto parceiros no SMARTER, o CICS.NOVA e a NOVA FCSH irão contribuir para capacitar as comunidades locais na adaptação climática, liderar inovações sociais e de governação, e desenvolver roadmaps sistémicos com ações climáticas para apoiar parceiros e partes interessadas em diversos setores, regiões, municípios e comunidades.
As lições e aprendizagens resultantes da colaboração com organizações locais serão reunidas num portefólio de soluções, guidelines e ferramentas, que poderá ser replicado em toda a Europa, sendo simultaneamente adaptado aos contextos ecológicos e socioeconómicos locais.
Para mais informações sobre o projeto, visite o site do SMARTER.