Com Kangwan Fongkaew
O evento será realizado em inglês.
A participação é gratuita, mas o registo é obrigatório e pode ser feito através do código QR no cartaz ou em: https://forms.gle/gsMyGGeLjh1Jbsi37.
Poderá ser emitido um certificado de participação mediante pedido.
Para mais informações, contactar cics@ics.uminho.pt ou visitar http://cics.uminho.pt/?p=13383&lang=en.
“Esta sessão centrar-se-á em três temas principais – passado, presente e futuro – com vários exemplos de fenómenos sociais e estudos de investigação na Tailândia.i) Passado: A história da representação LGBTQ+ nos meios de comunicação social tailandeses e a forma como as pessoas LGBTQ+ lidaram com essas representações negativas no passado;ii) Presente: Tendências actuais da representação LGBTQ+ nos meios de comunicação tailandeses e o recente movimento pela igualdade de género e pelos direitos LGBTQ+;iii) Futuro: A ascensão dos conteúdos “boys’ love” e “girls’ love” como o novo “soft power” da Tailândia”.
Kangwan Fongkaew é Professor no Departamento de Artes da Comunicação, Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais, Universidade de Burapha (Tailândia), com um doutoramento em Filosofia pela Universidade de Chiang Mai (2015). A investigação de Fongkaew centra-se principalmente na prevenção do VIH entre minorias sexuais e de género na Tailândia, em particular jovens gays e mulheres transexuais. É coautor de estudos que abordam as barreiras ao teste do VIH, a adesão à PrEP, o impacto do estigma nos resultados de saúde nestas comunidades e contribui para os debates sobre a representação LGBTIQ+ nos meios de comunicação social tailandeses. Para além do seu trabalho académico, Fongkaew está ativamente envolvido na defesa dos direitos e da inclusão das pessoas LGBTIQ+ na Ásia.
Eduarda Ferreira é Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), na FCSH/NOVA, Portugal. Com formação em Psicologia da Educação, mestrado em Sistemas de Gestão de e-Learning e doutoramento em Geografia Social e Cultural, os interesses de investigação da Eduarda incluem geografias das sexualidades, TIC na educação, web geoespacial, inclusão digital e igualdade de género. É membro de vários projectos de investigação, como o Net Children Go Mobile e o EU Kids Online, e membro fundador da REGGSILA – Rede Ibérica e Latino-Americana de Geografia, Género e Sexualidade. Eduarda tem publicado e apresentado trabalhos sobre temas relacionados com género e sexualidades, tecnologias digitais e educação. O seu perfil de investigação situa-se na intersecção de diversas áreas de interesse: género, sexualidades e práticas digitais. Traga o seu contributo e junte-se a nós para um debate enriquecedor, seguido de um momento de convívio e de um almoço partilhado!

Seminário
13 Maio 2025
13 de maio de 2025, 12H30 (PT)