
No dia 12 de novembro, realizou-se o primeiro focus group do projeto SMARTER – Systemic Transformation Towards Local and Regional Resilience, dedicado à avaliação das necessidades de resiliência climática da Área Metropolitana de Lisboa (AML).
A sessão reuniu 19 entidades dos setores público, privado, academia e sociedade civil, criando um espaço de diálogo alargado e colaborativo.
Entre as entidades presentes estiveram as Câmaras Municipais de Almada, Seixal e Vila Franca de Xira, o ICNF, o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (FCT-NOVA), o LEAF (ISA-ULisboa), a WWF Portugal, os Agrupamentos de Escolas EB 2,3 da Bobadela; António Gedeão, Alves Redol, e Forte da Casa, a Associação Ambiental Seixal Mais Verde e a Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, às quais dirigimos os nossos agradecimentos pela participação e pelos contributos.
Para além da identificação das necessidades de resiliência climática, os participantes aprofundaram temas ligados à adaptação climática e às oportunidades de inovação que poderão ser desenvolvidas na região — um primeiro passo para uma cooperação que se pretende fortalecer ao longo dos próximos quatro anos de implementação do SMARTER.
Este evento foi organizado no âmbito do Laboratório de Adaptação Climática da Área Metropolitana de Lisboa, pelas equipas da AML e da FCSH-UNL, com a participação dos investigadores do CICS.NOVA, Francesca Poggi, Iva Pires, Rui Pedro Julião, João Seixas, Teresa Santos e Beatriz Romão que dinamizaram a sessão e facilitaram o trabalho entre os vários atores presentes.
Juntos, iniciamos um caminho colaborativo rumo a uma região mais resiliente e preparada para o futuro. 🌍🤝

