De 8 a 11 de julho de 2025, a Universidade dos Açores acolhe, pela primeira vez, o XIII Congresso Português de Sociologia (APS), sob o tema “Democracias à Prova: Riscos e Incertezas”.

Este será o maior encontro da Sociologia em Portugal, reunindo mais de 600 participantes provenientes de cerca de 15 países, para refletir criticamente sobre os grandes desafios que hoje se colocam às democracias: desigualdades sociais, populismos, crise climática, guerras e ameaças digitais.

Destaques do programa:

• Conferência de Abertura por Susan Benesch (Universidade de Harvard), especialista em discurso ódio e direitos humanos;

• Conferência de Encerramento por Vasco Cordeiro. Foi Presidente do Governo Regional dos Açores entre 2012 e 2020. Exerceu o cargo de Presidente do Comité das Regiões da União Europeia entre 2022 e 2025. Atualmente, é Presidente da Comissão Política de Coesão Territorial e Orçamento (COTER) do mesmo Comité;

• 4 sessões plenárias, 13 semi-plenárias e 151 sessões paralelas com investigadores/as nacionais e internacionais;

• Lançamento de livros, exibição de documentário, mesas-redondas e debates temáticos;

• Celebração dos 40 anos da APS, com sessões comemorativas, encontro de revistas científicas, Associações Europeias de Sociologia e uma sessão especial de homenagem à Professora Gilberta Rocha.

A Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, será o palco privilegiado deste momento de partilha, pensamento crítico e construção de conhecimento sociológico.

Mais informações e programa completo:

https://xiii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2025/inicio