O CICS.NOVA, NOVA FCSH e o Coletivo de Antropologia Urbana (CAU), com apoio da FCT, têm o prazer de convidar para a conferência:

Da imaginação dos jovens à juventude projetada: noções de futuro em tempos de crise

Com Alexandre Barbosa Pereira (UNIFESP)
e comentários de Gabriela Leal (CICS.NOVA, NOVA FCSH & CAU)

Nesta apresentação, o professor Alexandre Barbosa Pereira analisa os significados do futuro para os jovens no Brasil, a partir de investigação sobre as diversas representações que eles formulam sobre seu futuro, por meio da noção de imaginação. Por outro lado, as representações do futuro que as políticas públicas criam para e sobre os jovens, a partir da noção de projeto, são também abordadas como um aspecto importante para explicitar os limites dessa abordagem projetiva. Trata-se de uma análise sobre como esses dois âmbitos sobrepõem-se ou mesmo entram em conflito. Numa época marcada pela escalada de crises globais, abrangendo as dimensões da saúde, do clima, da política e da economia, compreender como os jovens aspiram ao seu futuro surge como uma questão central para os estudos contemporâneos sobre juventude. Portanto, o foco desta investigação está em descrever como principalmente os jovens das camadas populares narram suas aspirações para o futuro e como as políticas públicas tentam dialogar com essas aspirações.

Sobre o conferencista:
Alexandre Barbosa Pereira é Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Grupo de Estudos sobre Cidade, Educação, Juventude e Curso da Vida (CIDEJUV). Membro fundador da Rede de Estudos sobre Experiências e Ações Juvenis (REAJ).

Entrada livre | Não é necessária inscrição prévia