Menu CICS.NOVA

Destaques

Entrevista a investigadora Iva Pires na Visão desta semana

 

A investigadora do CICS.NOVA Iva Pires falou à Visão sobre o desperdício alimentar em Portugal: “Se cada uma das 4 milhões de famílias existentes em Portugal deitar para o lixo uma laranja por semana, isso significa 16 800 toneladas de desperdício anuais e 25 mil euros que vão fora”.

A investigadora publicou este ano o livro Desperdício Alimentar, com a chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde aprofunda uma temática para a qual despertou de forma mais intensa em 2011, altura em que, como relata à Visão, leu a obra Uncovering the Global Food Scandal, de Tristram Stuart.

Desde essa altura, tem trabalhado sobre este tema, também através do projecto PERDA - Projecto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar, coordenado por si, por Sofia Guedes Vaz (Cense, FCT) e David Sousa (ICS-UL; CESTRAS), e financiado pelo Prémio Ideias Verdes/Jornal Expresso e Fundação Luso.

A entrevista saiu na Visão desta semana: http://visao.sapo.pt/atualidade/entrevistas-visao/2018-11-11-Se-cada-uma-das-4-milhoes-de-familias-de-Portugal-deitar-para-o-lixo-uma-laranja-por-semana-isso-significa-16-800-toneladas--de-desperdicio