Destaques


CICS.NOVA integra dois Laboratórios Colaborativos: «ProChild CoLab» e «Value4Health.CoLAB»

 

No âmbito do processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., das propostas submetidas para atribuição do título e designação de Laboratório Colaborativo (CoLAB), apresentadas a concurso em Março de 2018, foram aprovadas duas candidaturas que integram o CICS.NOVA, assegurando a representação da Universidade NOVA de Lisboa nestes dois novos projetos.

ProChild CoLab - Against Child Poverty and Social Exclusion

Candidatura coordenada pela Professora Doutora Isabel Soares, da Universidade do Minho, e que o CICS.NOVA integra. Esta participação está a cargo de Maria João Leote de Carvalho e Catarina Tomás, Membros Integrados do CICS.NOVA, e contou ainda com o envolvimento de Fernando Diogo, Coordenador do Polo do CICS.NOVA da Universidade dos Açores.

A Associação que funda este CoLAB é uma instituição de investigação aplicada, e tem como fins a promoção e o exercício de iniciativas e actividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) orientadas para a sustentação da intervenção de actores relevantes do tecido social, cultural e económico na área da pobreza e exclusão social na infância, promovendo a reunião de entidades interdisciplinares de âmbito nacional e internacional com o objectivo de assegurar, deste modo, novas formas colaborativas e de partilha de risco entre os sectores público e privado, que sejam potenciadoras da criação de valor e de emprego qualificado e emprego científico.

 

Value4Health.CoLAB - Portuguese Value-Based Healthcare

Candidatura coordenada pelo Professor Doutor José Fragata, Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, e que o CICS.NOVA integra. Esta participação está a cargo de Helena Serra, Membro Integrado do CICS.NOVA.

A parceria que funda este CoLAB constitui uma instituição de investigação aplicada que tem como fim o desenvolvimento e implementação de metodologias de Valued-Based Healthcare (VBH) que permitirão responder aos desafios societais da Europa relacionados com o envelhecimento e com o aumento dos custos dos cuidados de saúde. Este CoLAB tem como principais objectivos: a criação de conhecimento transdisciplinar focado no desenvolvimento de VBH; estimular a implementação de metodologias VBH ao nível das principais trajectórias de doenças identificadas para o contexto europeu, e demonstrar o respectivo impacto social e económico; desenvolver e validar tecnologias de monitorização (a serem exploradas no mercado) tendo em vista a disseminação de práticas VBH; criar emprego científico no sector de saúde (nomeadamente ao nível da indústria) pela exploração de serviços e produtos que serão desenvolvidos no CoLAB.