No seguimento das atividades de investigação do projeto MOPLAND, é com grande entusiasmo que a NOVA FCSH, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e o Departamento de Geografia e Planeamento Regional da NOVA FCSH recebem, durante o mês de junho, cerca de 70 alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico do Colégio Académico de Lisboa para uma visita educativa, a qual integra uma Aula Aberta e uma experiência imersiva de contacto com a investigação científica em contexto universitário.

Sob o tema “As grandes Transformações de Ocupação do Solo do Município de Lisboa 1995 – 2018”, esta iniciativa tem como principal objetivo promover o conhecimento público sobre a investigação a respeito da transformação de uso e ocupação do solo, assim como, sensibilizar as crianças e jovens para a relevância das decisões de planeamento de uso do solo para a sustentabilidade territorial.

A iniciativa inclui dois momentos centrais: uma visita orientada pela curadora científica Raquel Faria de Deus à exposição “Territórios em Mudança”, seguida de uma Aula Aberta baseada no modelo de sala de aula invertida, onde os alunos, a partir de dados geográficos reais de ocupação do solo, propõem uma reflexão interdisciplinar sobre as dinâmicas espaciais e temporais de ocupação do solo de Lisboa.

Esta é uma iniciativa do CICS.NOVA em parceria com o Departamento de Geografia e Planeamento Regional da NOVA FCSH e o Colégio Académico de Lisboa, a qual fomenta o intercâmbio com outras entidades de ensino, valorizando a presença da comunidade escolar na NOVA FCSH e estimulando a participação crítica e informada das crianças e jovens nas discussões sobre o Território.

A iniciativa expressa de forma clara o compromisso do MOPLAND com a ciência aberta e o envolvimento cívico através do conhecimento geográfico, promovendo a aproximação entre a investigação académica e a sociedade.