Kangwan Fongkaew (Burapha University, Tailândia), investigador visitante, conduzirá a aula aberta Movements of underprivileged groups in Thailand, focusing on young people, people living with HIV, and sex workers, no âmbito do Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho. A moderação estará a cargo de Fernando Bessa Ribeiro (CICS.NOVA.UMinho e ICS-UMinho).
A sessão abordará os movimentos sociais de grupos marginalizados na Tailândia — jovens, pessoas que vivem com HIV e trabalhadoras do sexo — organizando-se em três momentos: passado, presente e futuro. Através de exemplos e estudos de caso, será discutida a evolução das perceções sociais, as lutas atuais por direitos e justiça, e as perspetivas para futuras mobilizações lideradas por estes grupos.
Kangwan Fongkaew é docente no Departamento de Artes da Comunicação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Burapha (Tailândia), com doutoramento em Ciências Socias pela Universidade de Chiang Mai (2015). A sua investigação centra-se sobretudo na prevenção do VIH entre minorias sexuais e de género na Tailândia, particularmente entre jovens homens gays e mulheres trans. Coautor de estudos sobre barreiras ao rastreio do VIH, adesão à PrEP e impacto do estigma nos resultados de saúde dessas comunidades, tem também contribuído para discussões sobre a representação LGBTIQ+ nos média tailandeses. Para além do percurso académico, encontra-se ativamente envolvido na defesa dos direitos e da inclusão LGBTIQ+ na Ásia..
Fernando Bessa Ribeiro é Professor Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Investigador Integrado CICS.NOVA.UMinho. É doutorado em Ciências Humanas e Sociais desde 2005 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e possui agregação em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa desde 2016. Capitalismo e desenvolvimento, género e sexualidade são alguns dos seus principais interesses de investigação. Mais recentemente passou a trabalhar sobre questões urbanas e pobreza em Portugal. Possui mais de 180 publicações científicas, incluindo capítulos de livros, livros, artigos, recensões, atas, relatórios e traduções.

16 Maio 2025
09H00 – 11H00 (PT)