Os investigadores do CICS.NOVA Nuno Boavida, António Moniz e Blenda Batista apresentaram os resultados preliminares do trabalho de campo do projeto In&Out of the Box sobre “Inteligência Artificial e Indústrias Criativas: Um Estudo Qualitativo em Portugal“, no V Congresso Lusófono Todas as Artes, que irá decorrer na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, nos dia 30-2 de Julho 2025. Website | Facebook.

Este artigo analisa a apropriação da Inteligência Artificial (IA) nas indústrias criativas portuguesas a partir de uma abordagem qualitativa baseada em 21 entrevistas semiestruturadas com profissionais de diversos campos artísticos, académicos, tecnológicos e empresariais. Através de uma metodologia de clusterização interpretativa, propõe-se uma tipologia composta por cinco perfis de relação com a IA: entusiasta integrador, tecnoestético reflexivo, utilizador funcional, explorador crítico e tecno-cético. A análise revela que a IA não é incorporada de forma homogénea, mas reconfigura processos criativos, competências profissionais, regimes de autoria e valores estéticos de modos diferenciados e dependentes do seu contexto. Ao considerar a IA como uma tecnologia sociocultural, e não meramente instrumental, o estudo contribui para o entendimento das tensões entre inovação tecnológica e resistência simbólica, destacando as implicações éticas, pedagógicas e empresariais da mediação algorítmica. O artigo defende a necessidade de discussão pública e políticas educativas sensíveis à diversidade de práticas e de uma literacia crítica que capacite os profissionais destas indústrias a dialogar com sistemas de IA de forma transparente, ética e experimental.

Link para o livro de resumos: https://www.todasasartes.pt/uncategorized/livro-de-resumos-v-congresso-lusofono-todas-as-artes/