Menu CICS.NOVA

Destaques

Concurso para bolsa de investigação em projeto - “Inclusão ou discriminação?”

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação no âmbito do projeto “Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante”.

Requisitos de admissão:

Mestrado em Economia, Gestão, Finanças, Estatística ou áreas afins (obrigatório). Conhecimentos de Estatística e/ou Econometria (obrigatório). Conhecimento do software STATA (obrigatório). Experiência de investigação utilizando bases de micro-dados de educação (preferencial).
 

Plano de trabalhos:

O plano de trabalho consiste na análise estatística de bases de micro-dados relativas a escolas públicas Portuguesas. Em concreto, o trabalho consistirá na realização das seguintes análises: (i) cálculo de índices de segregação e outros indicadores relativos a alunos de origem imigrante; (ii) análise descritiva das variáveis calculadas no ponto anterior e outras variáveis adicionais presentes nas bases de dados; (iii) estimação de modelos de regressão linear e modelos multinível relacionando o desempenho escolar com as variáveis indicadas nos pontos anteriores; (iv) análise longitudinal de caracterização e de fluxos de alunos de origem imigrante ao longo dos ciclos de estudo do ensino obrigatório; (v) análise de resultados estatísticos; (vi) preparação de relatórios.

 

Data limite de candidatura: 6 de janeiro de 2020.

Consulte toda a informação no edital do concurso.