Destaques

"A Europa e o Mar no Espaço e no Tempo" é a nova formação para estudantes de Mestrado e Doutoramento desenvolvida no âmbito da Oceanid, a Cátedra Jean Monnet atribuída à NOVA

A formação, a decorrer no primeiro semestre do ano lectivo 2018/2019, inicia-se no dia 27 de Setembro com uma palestra proferida pelo Professor Guilherme de Oliveira Martins, antigo Presidente do Tribunal de Contas e atual membro executivo do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian.

No dia 19 de Outubro, o Professor Kevin Fewster, Director do Royal Marítime Museum of Greenwich, falará sobre "The role of maritime museums in ocean literacy".
O programa explora a omnipresença das realidades marítima e fluvial na vida económica e cultural da história europeia, o conhecimento geográfico e o comércio, os novos desafios para os oceanos que cercam o continente, bem como as relações internacionais e os desafios marítimos geoestratégicos para a UE.

Em data ainda a definir, a formação contará também com a participação de Rodrigo Koxa, Recordista mundial de surf ("Mecánica do oceano") e do Professor Lasse Heerten da Freie University of Berlin ("Global history of ports"). Ainda no dia 14 de Novembro haverá um workshop sobre "Portos e Smart Cities".

O curso está estruturado em 32 sessões (64 horas - 10 ECTS) que terão lugar a cada quinta-feira, das 14h às 18h, no edifício ID (sala 0.06). A última aula será lecionada a 20 de Dezembro. A Professora Regina Salvador, do Departamento de Geografia e Planeamento Regional e investigadora integrada do CICS.NOVA, é a responsável por este curso.

As propinas são gratuitas para alunos da NOVA. Para estudantes externos o custo é de 250 euros.

Para mais informações: