Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Susana Batista

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Contextos sociais do sucesso e insucesso escolar


Perfil Online:


E-mail:

susanabatista@fcsh.unl.pt




Susana Batista, doutorada em Sociologia, é Professora Auxiliar Convidada na NOVA FCSH e investigadora integrada no CICS.NOVA. É investigadora no Projecto ESCXEL – Rede de Escolas de excelência. Ao longo dos anos, tem participado em diversos projectos de investigação-acção na área da educação, tendo aí adquirido experiência na análise de dados quantitativos e qualitativos e na consultadoria na elaboração e monitorização de documentos estratégicos educativos de escolas e Câmaras Municipais. Participa ainda no projecto ySkills (2020-2024), financiado pelo programa europeu H2020, e é membro da equipa portuguesa da rede europeia EU Kids Online, onde desenvolve trabalhos sobre crianças/ jovens e media. 


Interesses de Investigação:

Sociologia da educação. Acção pública. Métodos quantitativos. Avaliação educativa. Crianças e media.


Principais Projectos:

  • 2020 - “Construir o sucesso em cada escola: em Cascais ninguém fica para trás. Fase 2: implementação Observatório para a promoção do sucesso escolar em Cascais (OBSEC)” (Coordenador científico: David Justino; Coordenação Executiva: Liliana Pascueiro)
  • 2020-2024 – “Youth Skills -YSkills” (Call H2020 – SC6 – TRANSFORMATIONS 2018-2019-2020). Coordenação internacional: Leen D’Haenens; Coordenação nacional: Cristina Ponte.
  • 2019-2020 – “EduCig – Desempenhos escolares entre os ciganos: investigação-ação e projeto de co-design”. (PTDC/CED-EDG/30175/2017). Coordenação: Maria Manuela Mendes e Olga Magano.
  • 2018-2019. “Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante.” (Programa “Agenda EPIS de Investigação”). Co-coordenação, com Sílvia de Almeida.
  • 2014-2017. “ATLAS da Educação. Contextos sociais e locais do Sucesso e Insucesso” (Financiado pela EPIS). Coordenado por David Justino e Rui Santos.

Principais Publicações:

  • Ponte, Cristina; Leote, Maria João e Batista, Susana (no prelo). Exploring European children self-reported data on online aggression.
  • Batista, Susana e Brito, Rita (2020). Literacias digitais no contexto escolar. Em Ponte, Cristina (Coord.). Nós na Rede. Ambientes digitais de crianças e jovens (pp. 55-72). Coimbra, Edições Almedina.
  • Firmino, João, Catela Nunes, Luís, Almeida, Sílvia e Batista, Susana (2020). Student segregation across and within schools. The case of the Portuguese public school system. Nova School Of Business & Economics 633.
  • Ponte, Cristina, Simões, José Alberto, Batista, Susana e Castro, Teresa Sofia. (2019). Implicados, intermitentes, desengajados? Ambientes familiares de introdução ao digital a crianças de 3-8 anosSociologia, Problemas e Práticas, 91: 39-58.
  • Batista, Susana (2018). Princípios múltiplos em debate em torno da (des)centralização. Em Neves, Maria do Céu &; David Justino (Coords). Ética Aplicada: Educação, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Coimbra, Edições 70 – Grupo Almedina.