Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Maria Cristina Moreira

Grupo de Investigação:

3: Cidades, Ambiente e Desenvolvimento Regional


Equipa de Investigação:

Mudanças Globais, Respostas Locais


Perfil Online:


E-mail:

mcristinamoreira@gmail.com




Cristina Moreira possui doutoramento em Economia. É Membro do Departamento de Economia da Universidade do Minho e Vogal da Direção do Mestrado de Economia Social (MES). Foi Diretora do MES e do Núcleo de Investigação em Economia Europeia, Industrial e Internacional. Foi Vice-Presidente da Assembleia Geral da APHES. Orientou 3 teses de doutoramento e várias teses de mestrado. Atualmente é orientadora do Pós-Doutoramento de Rodrigo da Costa Dominguez, projeto O Marco dos Navios e o seu contributo para o sistema fiscal durante o Erário Régio (1761-1833). Participou em júris de doutoramento e de mestrado e colabora como referee no país e no estrangeiro.


Interesses de Investigação:

História Económica e Social nos Séculos XVIII e XIX: Comércio Externo. Economia e Guerra. Economia em Turismo. Economia Social.


Principais Projectos:

  • Investigadora/Colaboradora do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, do projeto História da Contabilidade em Portugal, financiado pela Ordem dos Contabilistas Certificados.
  • Stakehokder do projecto Economic Outcomes Flowing from the Revolutionary and Napoleonic Wars 1793-1815, Patrick O´Brien (Coordenador), London School of Economics (LSE), Londres, Inglaterra.
  • Investigadora Responsável do projecto Trade Networks of Small and Neutral States before, during, and after the Revolutionary and Napoleonic Conflicts (1750-1850) (PTDC/HIS-HIS/118984/2010), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FEDER, PTDC 2010.
  • Investigadora Responsável do projecto O comércio externo português na primeira metade do século XIX (POCI/HAR/59281/2004), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FEDER, POCI 2010.
  • Investigadora Responsável do projeto Impacto histórico-económico-urbanístico de estatuária em espaço público. Aplicação a Portugal nos séculos XIX e XIX (POCI/HEC/59348/2004), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FEDER, POCI 2010.

Principais Publicações: