Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

José Saragoça

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


E-mail:

jsaragoca@uevora.pt




José Saragoça é Doutor em Sociologia, Professor Auxiliar no Departamento de Sociologia da Escola de Ciências Sociais (ECS) da Universidade de Évora (UÉ), Presidente da Assembleia de Escola da ECS/UÉ e Diretor da Licenciatura em Sociologia da UÉ. É perito da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) no âmbito do Programa de Avaliação Externa das Escolas e membro do Conselho Deontológico da Associação Portuguesa de Sociologia. Integrou e integra diversos projetos de investigação apoiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia nos domínios da educação e desenvolvimento e da avaliação externa de escolas.


Interesses de Investigação:

Avaliação externa de escolas; Cooperação territorial; Governo eletrónico local; Estudos prospetivos; Análise de redes sociais.


Principais Projectos:

  • Membro da Equipa de investigação do projeto “MAEE - Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal”, iniciado em 01 de outubro de 2018, com o apoio FCT [PTDC/CED-EDG/30410/2017]. Parceiros: Universidade Aberta, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade do Minho.
  • Membro da equipa do Projeto de “Avaliação Externa do Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico”, em execução pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - CIEP -, e cuja entidade contratante foi o Ministério da Educação e Ciência (Portugal) [Procedimento nº. 127/DSIE/2012] (concluído em 2015).
  • Membro da Equipa de investigação do projeto “Impact and effects of external evaluation on non-higher education schools”, iniciado em Janeiro de 2012, com o apoio FCT [PTDC/CPECED/116674/2010] (concluído em 2015). Parceiros: Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade do Porto, Universidade de Lisboa; Universidade do Algarve, Universidade do Minho.
  • Membro da Equipa de investigação do projeto “RED - Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses”, iniciado em Janeiro de 2010, com o apoio financeiro da FCT [PTDC/CPE-CED/104884/2008] (concluído em 2014). Parceiros: Faculdade de Motricidade Humana (FMH/ULisboa); Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFC/UE); Universidade de Évora.
  • Membro da equipa de investigação do projeto "Eficácia Organizacional e Qualidade de Vida. Um estudo sobre a qualidade da integração profissional", realizado sob a responsabilidade da Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência - FORMEM. [PO Assistência Técnica FSE (QREN) nº. 000179402009] (concluído em 2012).

Principais Publicações:

  • FLORES, A., MUÑOZ-SÁNCHEZ, V. & SARAGOÇA, J. (2018). Deporte y maximización de la percepción subjetiva del bienestar: un análisis tendencial de las prácticas deportivas a principios del siglo XXI. Revista de Humanidades, n. 34, artículo 11 [ISSN 2340-8995];
  • SARAGOÇA, J.; SILVA, C.; FIALHO, J. (Coor.). (2017). Prospetiva estratégica. Teoria, métodos e casos reais. Lisboa: Edições Sílabo. (ISBN: 978-972-618-874-2);
  • SARAGOÇA, J. M. L. (2009). TIC, Educação e Desenvolvimento dos Territórios. Évora: Fundação Alentejo. (ISBN: 978-989-96160-1-1);
  • SARAGOÇA, J., FIALHO, J. & SILVA, C.  (2018). Educação Equitativa, Inclusiva e de Qualidade: algumas propostas de ação. In Vieira, C. P. & Moreira, J. A. (orgs.) Educação, Cidadania e Inclusão Digital: práticas e desafios. Santo Tirso: WHITEBOOKS, pp. 13-27 (ISBN: 978-989-8765-55-0);
  • FIALHO, I., SARAGOÇA, J., SILVESTRE. M.J., CORREIA, A.P. & GOMES, S. (2014). Relatórios internacionais e nacionais. Um olhar sobre a avaliação externa de escolas. In J. A. Pacheco (org.), Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual. Porto: Porto Editora, pp. 147-180 (ISBN: 978-972-0-34908-8).