Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Fernando Diogo

Grupo de Investigação:

1: Desigualdades Sociais e Ação Pública


Equipa de Investigação:

Políticas Públicas, Vulnerabilidades e Cidadania


Perfil Online:


E-mail:

fernando.ja.diogo@uac.pt




Fernando Diogo, doutorado em Sociologia pela Universidade dos Açores (2005), exerce aí funções de Professor Auxiliar. Na UAc é Coordenador da Unidade de I&D CICS.NOVA.UAc e Diretor do CICS.UAc. É também Diretor do mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. É ainda Co-coordenador da Secção de Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais da APS e membro do grupo de trabalho sobre pobreza infantil da EAPN. Trabalha habitualmente as temáticas de Pobreza, Pobreza Infantil, RSI, Juventude, Emprego e Identidade.


Interesses de Investigação:

Pobreza. Rendimento Social de Inserção. Emprego. Juventude. Educação.


Principais Projectos:

  • Participante na equipa coordenada por Gilberta Rocha e com Ana Cristina Palos e Licínio Tomás, de Maio a Outubro de 2012, Dinâmica demográfica, educação, emprego e desigualdades sociais nos Açores - 2014 a 2020. Financiamento da Direção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor.
  • Coordenador do projeto Juventude Açoriana e Mundo do Trabalho (2014-2016), com Ana Cristina Palos, Ana Diogo, Licínio Tomás e Osvaldo Silva. Financiamento do Observatório da Juventude dos Açores.
  • Co-coordenador, com Gilberta Rocha, do projeto Açores: retratos e tendências sociais (2016-2019). Com Ana Cristina Palos, Ana Diogo, Álvaro Borralho, Licínio Tomás, Jorge Lima, Piedade Lalanda, Suzana Mira Leal e Suzana Caldeira.
  • Participante do Projeto pobreza infantil – conhecer para intervir (2017-2019), com Amélia Bastos (ISEG/Universidade de Lisboa) (coordenação), Fernando Diogo (CICS.NOVA.UAc/CICS.UAc/Universidade dos Açores), Gabriela Trevisan (ESEPF/CIPAF), Liliana Fernandes (Universidade Católica), Manuel Sarmento (IE/CIEC/UMINHO) e Maria João Leote (CICS.NOVA.FCSH/UNL), enquadrado na EAPN (responsáveis Sandra Araújo e Fátima Veiga) e com financiamento de mecenato das empresas Fundação Millenium BCP e UNICER Bebidas, S.A.
  • Coordenador do Projeto Trajetos e quotidianos de pobreza em Portugal, com Francisco Branco (UCP); Ana Cristina Palos (UAC); Carlos Farinha Rodrigues (ISEG-UL); Elvira Pereira (ISCSP_-UL); Fernando Bessa (UM); Gabriela Trevisan (ESEPF); Inês Amaro (ISCTE-IUL); Osvaldo Silva (UAc) e Pedro Perista (Cesis), financiado pela -Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018-2020.

Principais Publicações: