Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Fernando Bessa Ribeiro

Grupo de Investigação:

1: Desigualdades Sociais e Ação Pública


Equipa de Investigação:

Classes, Etnicidades e Ação Coletiva


Perfil Online:


E-mail:

fbessa@yandex.com




Fernando Bessa Ribeiro é Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, obteve em 2016 a agregação em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. É atualmente Professor Associado do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Investigador Integrado do CICS.NOVA.UMinho. Capitalismo e desenvolvimento, género e sexualidade e infeção pelo VIH/sida constituem os seus principais temas de investigação, sobre os quais publicou diversos livros e artigos em revistas nacionais e estrangeiras. Mais recentemente passou a trabalhar também sobre questões urbanas, sendo membro do projeto “Modos de vida e formas de habitar: Ilhas e Bairros Populares no Porto e em Braga”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.


Interesses de Investigação:

Capitalismo. Desenvolvimento. Moçambique. Género e Trabalho Sexual.


Principais Projectos:

  • Membro da equipa de investigação do projecto "Trajetos e quotidianos de pobreza em Portugal", financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, coordenado por Fernando Diogo (Universidade dos Açores) (em curso).
  • Membro da equipa de investigação do projecto "Modos de vida e formas de habitar: Ilhas e Bairros Populares no Porto e em Braga" (PTDC/IVC-SOC/4243/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, coordenado por Manuel Carlos Silva (Universidade do Minho) (em curso).
  • Co-coordenador, com Ana Paula Silva, do projecto "Ensino Superior – Sucesso Académico", financiado pela UTAD e Ministério da Educação e Ciência (2016).
  • Membro da equipa de investigação do projecto "Vieillir seropositif (ve) aujourd'hui à Lyon et dans la Vallée du Rhône (financiado pelo COREVIH Lyon-Vallee du Rhône)", coordenado por Rommel Mendes Leite do Centro Max Weber (Unité Mixte de Recherches CNRS) da Universidade Lumière Lyon 2 (2013-2015).
  • Coordenador do estudo Abandono escolar na "Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro", por solicitação do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Concluído em Setembro de 2014.

Principais Publicações: