Menu CICS.NOVA

Membros Integrados

Célia Sousa

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Curriculum, tecnologias e formação


Perfil Online:


    E-mail:

    celia.sousa@ipleiria.pt




    Célia Sousa é doutorada em Ciências da Educação, Especialidade Comunicação pela UNEX. Coordena desde 2006 o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do IPLeiria. É membro da direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade (SUPERA). Na última década tem desenvolvido projetos nas áreas das Tecnologias de Apoio e da Comunicação Aumentativa e colaborado como consultora na área acessibilidade com diferentes entidades das quais se destaca o Governo de Cabo Verde. É Autora e Coautora em diferentes publicações nacionais e internacionais nas áreas das Tecnologias de Apoio, Comunicação Aumentativa e Educação Especial.


    Interesses de Investigação:

    Formação de Professores. Comunicação Aumentativa e Não-Verbal. Tecnologias de Apoio. Educação Especial. Acessibilidade Cultural.


    Principais Projectos:

    • 2017-2019: Membro da equipa de coordenação: SENSEeBOOK – Multisensory Books. Submetido ao Programa de Desenvolvimento Abdias Nascimento, promovido pela SECADI e CAPES. (submetido em 12 Set. 2014 Edital Nº 2/2014 e aprovado em 16 Novembro 2015 Diário Oficial da União nº 218);
    • 2017-2018: Maletas pedagógicas para TODOS- ProLearn4ALL, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Coimbra, Cercilei - Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas e Município de Coimbra;
    • 2016-2018: Coordenadora: Mãos que leem; Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria;
    • 2017: Coordenadora: Itinerário Jubilar;
    • 2014-2018: Coordenadora: Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada- PLIPprojeto premiado em 2014 com Prémio Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social, pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES).

    Principais Publicações:

    • Sousa, C., Almeida, A. M., Santos, R., Batista, J., & Pereira, D. (2016). Digital media as a driver of a more inclusive higher education: towards a proposal of an action plan - DSAI 2016 Proceedings of the 7th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion(pp. 127-133). Vila Real, Portugal   ISBN: 978-1-4503-4748-8  doi>10.1145/3019943.3019962;
    • Sousa, C. (2016). “A Comunicação Aumentativa e as Tecnologias como Ferramenta de Apoio aos alunos com NEE .” In: Ensinar e Aprender com Tecnologias na era Digital. Santo Tirso: Edição Whitebooks. pp.31-47  ISBN 978-989-8765-29-1;
    • Sousa, C. (2015). O conhecimento que os professores manifestam sobre a metacognição da comunicação não-verbal na escola inclusiva: respostas aos alunos com necessidades educativas especiais. In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Eds), Inclusão e Acessibilidade em Ação - Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 5;
    • Sousa, Célia (coord.) (2015) Tecnologias de apoio : tecnologia para todos - : Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares; Centro de Recursos para a Inclusão Digital – ESECS/IPLEIRIA; CRTIC Aveiro; CRTIC Castelo Branco; CRTIC Coimbra; CRTIC Guarda; CRTIC Pombal; CRTIC Viseu. 978-989-8797-04-9;
    • Sousa, Célia (coord.) (2012) – “Comunicação Aumentativa”. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais-IPLEIRIA, 2012. ISBN 978-989-95554-7-1.