Menu CICS.NOVA

Investigadores Colaboradores

Sara Mónico Lopes

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Escola e comunidade


Perfil Online:


E-mail:

sara.lopes@ipleiria.pt




Sara Mónico Lopes, é licenciada (FCSH-UNL) e doutorada em antropologia (ISCTE-IUL). Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. É Coordenadora do Programa IPL 60+, Cocoordenadora do Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo do IPLeiria. É investigadora associada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa - CICS.NOVA.IPLEIRIA. A sua investigação tem cruzado as áreas da antropologia e da educação, da educação de adultos, do envelhecimento, das trajetórias sociais de adultos e do acesso ao ensino superior, com publicações em livros e revistas nacionais e internacionais.


Interesses de Investigação:

Antropologia da educação; educação de adultos; envelhecimento; programas de formação sénior e trajetórias sociais.


Principais Projectos:

  • Investigadora Participante no Projeto “Supporting educational and social inclusion of early youth leavers and youth at risck of early leaving throught mechanisms of orientation and tutorial action” - O4YEL - 15/01/2019 a 14/01/2022; 608.347,00€; project number: 604501-EPP-1-2018-1-ES-EPPKA3-SOC-IN financed by the Education, Audiovisual and Culture Executive Agency – EACEA. Partners: Universitat Autònoma de Barcelona, Spain; Polytechnic Institute of Leiria, Portugal; University of Bath, United Kingdom; University of Bucharest, Romania; and, Universität of Bremen, Germany:
  • Investigadora participante no Projeto de investigação do CICS.NOVA.IPLeiria: A Aprendizagem Intergeracional no Ensino Superior: potencialidades e constrangimentos, Acrónimo: 60+20 = TI. Sem financiamento.

Principais Publicações:

  • Fontes, A; Sousa, J.; Lopes, M. e Lopes, S. (Coord.) (2017). Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos. ISBN 978-989-8659-98-9 (com peer review). Lisboa: Coisas de Ler;
  • Pimentel, L;. Lopes, S. e Faria, S. (Org.) (2016). Envelhecendo e aprendendo. A Aprendizagem ao longo da vida nos processos de envelhecimento ativo. Lisboa: Coisas de Ler;
  • Lopes, Sara Mónico (2014). Trajetórias Sociais e políticas de formação de  adultos em Portugal. Lisboa: Chiado Editora;
  • Lopes, S. (2017). A antropologia nos contextos da educação ao longo da vida. In A. Fontes; J. Sousa; M. Lopes e S. Lopes (Coord.). Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos (pp. 13-24). ISBN 978-989-8659-98-9 (com peer review). Lisboa: Coisas de Ler;
  • Barros, R. e Lopes, Sara (2015). As políticas de ensino superior em Portugal e o caso dos estudantes não tradicionais: reflexões sobre o direito dos adultos à educação (superior). Poiésis, Tubarão. v.9, n.16, p. 364 - 383, Jul/Dez 2015. ISSN-e 2179-2534.