Menu CICS.NOVA

Eventos

Falar de Mulheres | 4º encontro

2021-02-25

Online

O 4º encontro Falar de Mulheres: Ciclo de Estudos vai decorrer no dia 25 de Fevereiro (pelas 15.00), com entrada livre (através da plataforma Zoom). Nesta iniciativa de FACES DE EVA. ESTUDOS SOBRE A MULHER promovem-se diálogos em torno de assuntos focados há 25 anos pela “Plataforma de Acção de Pequim”.
A conferencista será Marta Santos Pais, jurista e activista pelos direitos humanos em Portugal e no mundo.  As "raparigas" estarão em destaque na comunicação de Marta Santos Pais, intitulada: “Protecção contra a violência. O começo é no princípio”.

A conferencista integrou direcções, secretarias, comissões e conselhos consultivos em instituições internacionais de referência na luta pelos direitos humanos, com especial enfoque na infância e migrações. Foi Representante Especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas sobre Violência contra a Criança, ao longo de uma década (2009-2019); Dirigente da UNICEF em Nova Iorque (1997 a 2001) e em Florença (2001-2009); Vice-Presidente da Comissão de Coordenação de Políticas da Infância do Conselho da Europa; e membro da Comissão Portuguesa para a Promoção dos Direitos Humanos e a Igualdade. Atualmente é Comissária Nacional do Programa Nunca Esquecer, em torno da memória do Holocausto.

Marta Santos Pais participou na redação de diversos instrumentos jurídicos: Convenção sobre os Direitos da CriançaPacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos com vista à Abolição da Pena de Morte; Declaração das Nações Unidas dos Defensores de Direitos Humanos

Inscrições devem ser dirigidas a ciclodeestudos.inscricoes@gmail.com.