Conferência Internacional “Housing for all in Europe – What problems? What solutions?â€

2019-11-15

Goethe-Institut Portugal

A Fundação Friedrich Ebert - Portugal, o CICS.NOVA e o Colectivo Urbanólogo, em colaboração com o Goethe-Institut Portugal, onde terá lugar o evento, organizam a conferência internacional “Housing for all in Europe – What problems? What solutions?” a realizar no Campo Mártires da Pátria 37, 1169-016 Lisboa, no dia 15 de novembro de 2019.

A conferência surge num momento em que a habitação tem ganho um destaque particular no panorama europeu. De acordo com o princípio da subsidiariedade, a União Europeia não tem competência para legislar em matéria de habitação, contudo é incontestável que diferentes medidas das várias instituições europeias têm influência no acesso à habitação nos Estados-Membros. Neste sentido, têm vindo a surgir iniciativas com reivindicações a essas mesmas instituições num trabalho em rede transnacional.  Em maio deste ano, por exemplo, foi lançada uma Iniciativa de Cidadania Europeia que tem como objetivo melhorar as condições jurídicas e financeiras de acesso à habitação.

Face ao exposto, pretende-se, através de quatro painéis, por um lado, debater o impacto das políticas da União Europeia ao acesso à habitação e, por outro, analisar diferentes formas de contestação e cooperação no contexto europeu.

Entrada livre mediante inscrição através do link: http://bit.ly/housingforall1511
Idiomas: Português e inglês (com tradução simultânea)

Programa e mais informações aqui