Eventos

Debate em torno do livro "Práticas, conflitos, espaços: pesquisas em antropologia da cidade"

2019-06-03

NOVA FCSH, Edifício ID, sala 0.06, 16h00

Heitor Frúgoli Jr., investigador do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade da Universidade de São Paulo, estará no CICS.NOVA no dia 3 de Junho para apresentar e discutir a obra colectiva Práticas, conflitos, espaços: pesquisas em antropologia da cidade, recentemente publicada pela GRAMA Editora. O debate será dinamizado pelos investigadores do CICS.NOVA Luís Baptista e Patrícia Pereira.

3 de Junho, às 16h00, na sala 0.06 (r/c) do edifício ID

Práticas, conflitos, espaços: pesquisas em antropologia da cidade, coord: Heitor Frúgoli Jr., Enrico Spaggiari e Guilhermo Aderaldo. Publicado pela GRAMA Editora.

Sinopse:

“Os capítulos da coletânea abrangem pesquisas, todas elas baseadas em práticas etnográficas, realizadas durante os dez primeiros anos de existência do GEAC - Grupo de Estudos em Antropologia da Cidade (USP), de 2005 a 2014. O GEAC/USP busca fomentar o debate e reflexão sobre temas ligados à teoria e à pesquisa em antropologia urbana, tomando as cidades como espécies de contextos totalizantes, assinalados por linhas de força amplamente diversificadas e heterogêneas, em que o enfrentamento etnográfico constitui uma prática decisiva na reconstituição de redes de relações e conexões, dadas a princípio pelos próprios citadinos, em suas relações com equipamentos e artefatos urbanos. Tais práticas etnográficas devem preferencialmente se assentar em uma dada territorialidade ou espacialidade, a partir das quais se consiga investigar, de forma articulada, seus aspectos mais relevantes e recorrentes, que se abrem para aprofundamentos em múltiplas direções, mas com um núcleo relacional que permita acumular saberes resultantes de cruzamentos de recortes, que enfim configuram a cidade, em sua diversidade e densidade constitutivas. Os textos reunidos nesta coletânea aproximam-se, em distintos graus, de temas e debates ligados à teoria e à pesquisa em antropologia urbana, como territorialidades, formas de sociabilidade, redes de relações, usos do espaço urbano, disputas simbólicas e segregação. Todas as pesquisas apresentadas nos capítulos desta coletânea buscam captar, do ponto de vista etnográfico, aspectos relevantes da vida urbana, com atenção especial às práticas e aos conflitos, sem definir categorias apriorísticas, voltando-se, de fato e sob diversos ângulos, para o contexto produzido gradativamente pela própria observação.”

Heitor Frúgoli Jr.:

é professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC/USP). Foi professor da Cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Leiden, directeur d’études da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e integrante do Condephaat (Secretaria de Cultura do Estado d e São Paulo).

Enrico Spaggiari:

é doutor e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC/USP) e editor do site Ludopédio (www.ludopedio.com.br).

Guilhermo Aderaldo:

é mestre em Antropologia Social (Unicamp) e doutor na mesma área (USP). Também é membro do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC/USP) e realizou estágio de pós-doutorado na USP e na Universidad de Buenos Aires (UBA).