Eventos


Congresso DO SUJEITO AO PREDICADO «Arte Urbana no plural»

2018-10-02

ESECS - IPL

Nesta segunda edição do Arte Pública Leiria, iremos dar continuidade ao evento académico Do sujeito ao predicado no qual pretendemos debater a arte urbana na sua pluralidade, dando atenção não apenas aos diferentes contextos geográficos, sociais, culturais e económicos que a enformam, mas também à multiplicidade de manifestações estéticas e plásticas que se enquadram nesta categoria lata. O tema do congresso é, por isso, “Arte Urbana no plural”. Este é um congresso que também se pretende plural, resultado de um consórcio constituído por diferentes entidades, instituições e associações académicas, no sentido de trazer diferentes olhares e experiências sobre a matéria.

ESECS - IPL - Auditório 1, Leiria | 02 - 04 outubro 2018 |

A arte urbana é hoje parte integrante da paisagem visual da cidade contemporânea. Esta é manifestação artística que deriva de diferentes práticas sociais e linguagens plásticas, resultando numa fusão inspirada quer em expressões minoritárias, populares e transgressoras, quer em manifestações artísticas mais consentâneas com o cânone artístico. A diversidade de técnicas, expressões e práticas artísticas neste campo é evidente, facto que fica não apenas marcado pela biografia dos artistas, mas também pelos contextos sociais, culturais e urbanos onde estes atuam. A arte urbana é, por isso, uma categoria não apenas recente, mas também envolta em ambivalências várias e sujeita a múltiplos debates. São diversas as tensões e polaridades que fazem a arte urbana contemporânea: entre a rua e a galeria, entre o formal e o informal, entre o espontâneo e o comissionado, entre o profissional e o amador…

Convidamos pesquisadores de diferentes áreas académicas (ciências sociais, estudos artísticos, arquitectura, estudos visuais, ciências da comunicação, etc.) a submeterem propostas de comunicação que contribuam para o debate em curso. O congresso encontra-se organizado por áreas temáticas, da responsabilidade de diferentes pesquisadores pertencendo às distintas entidades organizadoras. Para além dos debates temáticos dos painéis, iremos organizar seminários e workshops especializados.

Organização:

A organização envolve o Instituto Politécnico de Leiria (ESECS e ESAD.cr), o CICS.NOVA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais), a Rede Luso-Brasileira de Pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas e a associação Riscas Vadias.

Comissão organizadora:

Catarina Dias, Ricardo Campos, Ágata Sequeira, José Carlos Marques, Luís Santiago Baptista e Maria Adelaide Ferreira.

Comissão científica:

Ricardo Campos (CICS.NOVA, NOVA FCSH), Glória Diógenes (Universidade Federal do Ceará-UFC, Brasil) , Ágata Sequeira (CICS.NOVA, NOVA FCSH), Otávio Raposo (CIES-IUL), Lígia Ferro (FLUP-UP), Ana Estevens (CEG-UL), Alexandre Pereira (UNIFESP), Mário Caeiro (ESAD-IPL), Helena Elias (Universidade Lusófona), Chiara Pusseti (ICS), Fernando Magalhães (CICS.NOVA, ESECS, IPL), Ricardo Vieira (CICS.NOVA, ESECS, IPL) e Luís Santiago Baptista (ESAD.cr).

Submissões de comunicações:

Os abstracts deverão explicar de forma clara o contexto da pesquisa ou da reflexão teórica a apresentar ao congresso. Devem indicar os objetivos, pressupostos conceptuais e metodologia, bem como os resultados expectáveis ou alcançados. O abstract deve conter no máximo 500 palavras. Devem, também, ser acompanhadas por uma curta biografia do(s) autor(es) (max. 150 palavras), que deve incluir a sua afiliação e informações de contacto.

Datas importantes:

Data limite para submissões: 19 de junho de 2018
Envio para dosujeitoaopredicado@gmail.com
Notificação de aceitação: final de junho de 2018
Data limite de pagamento: até fim de julho de 2018
Programa final: 15 de setembro de 2018

Inscrições:

30€ estudantes de mestrado / doutoramento
40€ profissionais 

Mais informações:

http://www.artepublicaleiria.com/congresso--congress.html
http://www.artepublicaleiria.com
http://www.facebook.com/ArtePublicaLeiria 

Ver cartaz.