Eventos

CICS.NOVA – UMinho - Symposium: Researchers Crossing Borders: Transnational Scientific Mobility | Organização: Thais França (CICS.NOVA-UMinho) e Beatriz Padilla (CICS.NOVA-UMinho)

2015-09-10

Lisboa

10 e 11 de Setembro de 2015 | Lisboa | Portugal

Organização: Thais França e Beatriz Padilla, CICS.NOVA, Universidade do Minho - Portugal.

Mobilidade científica transnacional pode ser entendida como o movimento de cientistas, Professores/as, pesquisadores/as, investigadores/as, pós-doutorandos/as e estudantes através de fronteiras nacionais e institutos, laboratórios, universidades e centros de investigação internacional. Tornou-se uma categoria fundamental de análise tanto porque a mobilidade internacional é, actualmente, parte indissociável da carreira académica e científica, como porque diz respeito a produção de conhecimento e informação, recursos fundamentais para o crescimento económico e social do mundo hoje em dia.

A partir dessas ideias algumas questões são levantadas para guiar nosso simpósio: cientistas e investigadores/as são diferentes de imigrantes comuns? Quais as implicações sociais e políticas do “novo paradigma de mobilidade” para pensar a mobilidade científica? Como marcadores de diferenças – género, raça, classe ou nacionalidade – moldam a mobilidade científica internacional? Quais os efeitos da mobilidade científica internacional na produção e circulação de conhecimento? As hierarquias geopolíticas também tem um papel na mobilidade científica transnacional? Os Estados nação deveriam regular a mobilidade científica transnacional através de políticas especiais? Como as políticas neoliberais influenciam a mobilidade científica? As dinâmicas de poder pós-coloniais estão presentes nas experiências de mobilidade científica transnacionais?