Menu CICS.NOVA

Reflexões em tempos de pandemia

Data: Data:

A pandemia e as novas comunidades de prática informais – uma reflexão sobre o caso das escolas

Maria da Graça Viegas é a autora do texto de reflexão “A pandemia e as novas comunidades de prática informais – uma reflexão sobre o caso das escolas”.

Este texto reflecte sobre a adaptação das comunidades de prática informal no contexto da pandemia, nomeadamente no caso das escolas. No texto, a autora questiona "Serão os contextos educativos facilitadores de comunidades de prática informais e espontâneas? Como acontece a gestão do conhecimento nelas produzido?".

A ambivalência de opostos em tempos da pandemia: os de fora e os de dentro em territórios de baixa densidade

Saudade Baltazar, investigadora integrada do CICS.NOVA.UÉvora, é a autora do texto de reflexão “A ambivalência de opostos em tempos da pandemia: os de fora e os de dentro em territórios de baixa densidade”.

Esta reflexão integra-se na iniciativa dinamizada pelo CICS.NOVA.UÉvora de resposta das ciências sociais à pandemia COVID-19 intitulada “Momentos-Covid19: Reflexões críticas em tempos de pandemia”. Este texto reflecte sobre as fronteiras erguidas pela pandemia COVID-19 em territórios de baixa densidade e as percepções entre os habitantes destes territórios e a restante população. No texto, a autora questiona "No interior do país, na sua maioria, estes territórios foram poupados à pandemia, mas poderão continuar a sê-lo? O que pode acontecer quando passarem a ser regularmente visitados?".

Sandro Serpa e Carlos Miguel Ferreira assinam o artigo «Contagions: Domains, Challenges and Health Devices»

Sandro Serpa e Carlos Miguel Ferreira, investigadores integrados do CICS.NOVA publicaram um novo artigo intitulado “Contagions: Domains, Challenges and Health Devices” na revista Academic Journal of Interdisciplinary Studies, Vol. 9, N.º 4.

Este artigo questiona os âmbitos e utilizações dos diversos quadros conceptuais do contágio, partindo de distintos pontos de vista de actores envolvidos em desafios científicos, morais, sociais e políticos. Procura-se ainda compreender o processo de gestão colectiva do contágio, no qual a prevenção é um elemento crítico dos seus objectivos e motivações, bem como da sua ordem discursiva e das suas manifestações práticas. 

Leia o artigo completo aqui.

Sandro Serpa é co-autor de texto sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação

Sandro Serpa, investigador do CICS.NOVA, é co-autor do texto “The Global Crisis Brought about by SARS-CoV-2 and Its Impacts on Education: An Overview of the Portuguese Panorama” na revista Science Insights Education Frontiers, vol. 5, n.º 2 - número especial Covid-19.

Poderá ler o texto, aqui.

CICS.NOVA.UÉvora dinamiza «Momentos-Covid19: Reflexões críticas em tempos de pandemia»

O CICS.NOVA.UÉvora tem uma nova iniciativa de resposta das ciências sociais à pandemia COVID-19 intitulada “Momentos-Covid19: Reflexões críticas em tempos de pandemia”.

Saiba mais sobre esta iniciativa.

A (in)visibilidade do trabalho de cuidados e a reforma que urge em tempos de pandemia

Ana Paula Gil, investigadora do CICS.NOVA, é a autora do texto de reflexão “A (in)visibilidade do trabalho de cuidados e a reforma que urge em tempos de pandemia”.

O texto reflecte sobre os múltiplos problemas que o sistema de cuidados da população idosa em Portugal enfrenta e aos quais a pandemia de Covid-19 deu visibilidade. No texto, a autora defende a necessidade de “Repensar o sistema de monitorização da qualidade e a profissionalização dos trabalhadores de cuidados constituem áreas estratégicas de intervenção pública, questões centrais para a investigação na área da saúde e das ciências sociais e humanas.”

Violência de género e doméstica em tempo de isolamento: um cenário ainda mais oculto

Dalila Cerejo, investigadora integrada do CICS.NOVA e Professora Auxiliar NOVA FCSH, assina texto de reflexão sobre a violência de género e doméstica em tempo de isolamento. 

Faces das desigualdades sociais fortalecidas pela Pandemia da COVID 19

Leonel de Oliveira Pinheiro  contribui para projecto sobre a COVID-19 no Território do Vale do Mucuri, Minas Gerais, promovido pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O 5.º Boletim Informativo, publicado a 7 de Junho de 2020, conta com um texto de reflexão do investigador intitulado "Faces das desigualdades sociais fortalecidas pela Pandemia da COVID 19", disponibilizado na íntegra nesta plataforma.

Este texto reflecte sobre o impacto da pandemia na amplificação das desigualdades sociais e apresenta algumas acções tomadas para fazer face aos desafios da COVID-19.

 

"Digitalização e pandemia"

António Brandão Moniz, investigador CICS.NOVA, assina um texto de opinião no site da Base-Frente Unitária de Trabalhadores (BASE-F.U.T).

O texto defende a necessidade de situar o tema do teletrabalho no centro da discussão realizada atualmente em contexto de pandemia pelos diversos parceiros sociais. Além disso, ressalta a importância de desenvolver estudos científicos e empíricos para uma melhor compreensão e avaliação das potencialidades e desvantagens do teletrabalho.

Poderá ler o texto na íntegra aqui.

Catarina Delaunay publica o seu segundo texto de reflexão no blog Consciously Quarantined: A COVID-19 response from the Social Sciences

Catarina Delaunay, investigadora do CICS.NOVA, publica o seu segundo texto de reflexão no blog Consciously Quarantined: A COVID-19 response from the Social Sciences.

O artigo tem por título “Sociological Reflections in Times of Change and Uncertainty: Managing Risk, Trying to Adapt and Being Creative” e discute os efeitos sociais, económicos e políticos da pandemia de Covid-19.

Poderá ler o artigo na íntegra aqui.

Imagem: Medical Antropology at UCL.

Catarina Delaunay assina um artigo de reflexão sobre os efeitos sociais da pandemia de Covid-19

Catarina Delaunay, investigadora do CICS.NOVA, assina um artigo de reflexão sobre os efeitos sociais da pandemia de Covid-19.

O artigo tem por título “Sociological Reflections in Times of Change and Uncertainty: Surveillance, Control and Punishment” e foi publicado no blog Consciously Quarantined: A COVID-19 response from the Social Sciences, da responsabilidade da UCL Medical Anthropology.

Poderá ler o texto na íntegra aqui.

Imagem: Medical Antropology at UCL.

Alix Didier Sarrouy assina um texto de opinião no Portal BUALA

Alix Didier Sarrouy, investigador do CICS.NOVA, assina um texto de opinião sobre o tema “Ativismo Viral” no Portal BUALA.

Poderá ler o texto na íntegra aqui.

Imagem: Indepest.com em Portal BUALA.

Fernando Diogo é entrevistado pelo Observatório das Desigualdades sobre a pobreza e os impactos da Covid-19

 

Fonte: Observatório das Desigualdades.

O Observatório de Avaliação de Tecnologia conta com um novo blog “COVID19…E DEPOIS…”

O Observatório de Avaliação de Tecnologia (OAT), um dos quatro Observatórios associados ao CICS.NOVA, conta com um novo blog. Intitulado “COVID19…E DEPOIS…”, o blog pretende ser um espaço de discussão e reflexão dos membros do OAT/CICS.NOVA sobre a pandemia.

Poderá acompanhar o blog, aqui.

Helena Serra assina texto de reflexão na plataforma 360 da NOVA

Helena Serra, Diretora do CICS.NOVA, assina na plataforma 360 da NOVA um artigo de reflexão sobre a necessidade de uma resposta interdisciplinar aos efeitos e desafios da atual crise pandémica de Covid-19, com especial enfoque nos contributos das ciências sociais.

Poderá ler o texto na íntegra aqui.

Imagem: NOVA 360.

Carlos Pereira da Silva e Catarina Fonseca assinam um texto de reflexão com recomendações de acção na utilização de praias turísticas em Portugal

Carlos Pereira da Silva e Catarina Fonseca, investigadores do CICS.NOVA e especialistas portugueses da Red Iberoamericana de Gestión y Certificación de Playas, assinam um texto de reflexão com recomendações de acção na utilização de praias turísticas em Portugal face ao actual contexto da pandemia Covid-19.

O texto tem por título “Portugal, a Covid19 e praias: Percepções, expectativas e comportamentos” e está dispo

especialistas portugueses da Red Iberoamericana de Gestión y Certificación de Playas, assinam um texto de reflexão com recomendações de ação na utilização de praias turísticas em Portugal face ao atual contexto da pandemia Covid-19.

O texto tem por título “Portugal, a Covid19 e praias: Percepções, expectativas e comportamentos” e está disponível na íntegra aqui (pp. 96-98).

Imagem: Red Iberoamericana de Gestión y Certificación de Playas.

nível na íntegra aqui (pp. 96-98).

Imagem: Red Iberoamericana de Gestión y Certificación de Playas.

Rodrigo Dominguez é entrevistado pelo CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”

Fonte: CITECEM.