Menu CICS.NOVA

CICS.NOVA nos media

Data: Data:

Fernando Diogo é entrevistado pela Revista Proteste

“Do pouco que já se sabe e do que se pode esperar, a crise não está a atingir todos por igual. Está a exacerbar as diferenças que já existiam.”

Esta é a opinião do investigador do CICS.NOVA Fernando Diogo numa entrevista concedida à Revista Proteste, edição Julho 2020 | N.º 425, sobre a pobreza em Portugal no âmbito de um artigo de investigação sobre os impactos financeiros da pandemia.

Leia a entrevista, aqui.

David Justino é orador convidado no ciclo de conferências «Parar Para Pensar»

David Justino, investigador do CICS.NOVA, foi um dos especialistas convidados a participar no ciclo de conferências “Parar Para Pensar”, organizado pelo Expresso em conjunto com a DECO Proteste, sob o tema da educação.

A respeito das alterações que a Covid-19 trouxe aos hábitos de ensino, o investigador afirma que “Tivemos que caminhar tacteando, pelo que o risco de não correr bem é maior”.

Leia a notícia na íntegra, aqui.

A cidade em metamorfose

João Seixas, investigador do CICS.NOVA, assina um ensaio intitulado "A cidade em metamorfose" publicado no jornal Público, que reflete sobre as cidades no tempo de pós-pandemia, bem como sobre os modelos urbanos alternativos para fazer face aos desafios sociais, económicos, políticos e ambientais emergentes.

Aceda ao texto completo aqui

Dalila Cerejo é entrevistada pela RTP 3 sobre violência doméstica em tempos de confinamento

Dalila Cerejo, investigadora do CICS.NOVA e do Observatório Nacional de Violência e Género da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é entrevistada pela RTP 3, no programa 360 (minuto 00:49), sobre violência doméstica em tempos de confinamento.

"COVID-19: Dois em cada três portugueses reduziram intensidade e frequência dos treinos ao ar livre"

Estudo ibérico, com participação de investigadores do CICS.NOVA, sobre a alteração da prática de desportos ao ar livre durante o confinamento, foi partilhado por inúmeros canais noticiosos. Para além da divulgação na agência de notícias LUSA, os resultados foram também partilhados no jornal Público, na TVI24 online, na Visão Saúde, na Health News, no Observador, entre outros. Os resultados do estudo podem ser encontrados aqui.

"Que vida é a nossa? Como vamos viver a cidade?"

O investigador João Seixas foi entrevistado pela Antena 1 sobre as possíveis transformações no viver a cidade face os efeitos do actual contexto da pandemia de Covid-19.

Aceda à entrevista completa aqui.

"Covid-19: Teletrabalho veio para ficar, mas acarreta riscos, alertam especialistas"

Investigador do CICS.NOVA António Brandão Moniz é entrevistado pelo jornal Público num artigo que reúne também a opinião de outros especialistas sobre o teletrabalho no contexto da pandemia Covid-19.

Aceda à entrevista completa aqui.

"Cidade, pandemia e crise…"

Fernando Matos Rodrigues, doutorando do CICS.NOVA, é co-autor do texto “Cidade, pandemia e crise…”, publicado no semanário SOL.

Poderá ler o texto na íntegra, aqui.

Imagem: Nathalie Afonso/ SOL.

"A vida nocturna, uma prioridade de Estado em tempos de pós-pandemia"

Jordi Nofre, investigador do CICS.NOVA, é co-autor de um artigo publicado recentemente no Público sobre a vida noturna face os efeitos da pandemia da Covid-19.

Poderá ler o artigo na íntegra aqui.

"E agora? O que vai acontecer à noite?"

A Rede LXNights, com participação de investigadores do CICS.NOVA, concedeu uma entrevista à revista Time Out, num artigo sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na vida nocturna das cidades.

Aceda à entrevista completa aqui (pp. 78-79).

"Qual é o impacto do isolamento forçado pela pandemia Covid-19?"

José de São José, investigador integrado do CICS.NOVA, é entrevistado pela SIC sobre o impacto do isolamento social forçado pela Covid-19 em idosos.

Aceda à entrevista completa aqui.