Menu CICS.NOVA

O CICS.NOVA nos media

 

O investigador Álvaro Borralho (CICS.NOVA.UAçores) falou ao Público sobre o Estudo que coordena, Estudo sobre a Abstenção nos Açores, que procura entender e explicar por que são os Açores a região do país com as taxas de abstenção mais elevadas em todas as eleições. A notícia, que surge no seguimento das Eleições Europeias 2019, saiu no Público de quarta-feira, dia 15 de Maio de 2019, e pode ser lida aqui.

 

 

O investigador do CICS.NOVA, António Brandão Moniz, foi entrevistado por Daniel Oliveira para o seu podcast “Perguntar Não Ofende”. A evolução da tecnologia e robótica, as suas consequências nas profissões associadas aos serviços, comércio, administração e produção industrial, bem como a progressiva autonomização das máquinas, foram questões abordadas nesta entrevista, que pode ser escutada aqui. António Brandão Moniz é autor do livro Robótica e trabalho. O Futuro hoje, editado em 2018.

 

 

O CICS.NOVA foi um dos parceiros do Projecto Life Berlengas, financiado pela Comissão Europeia, cujo trabalho foi acompanhado, ao longo de seis meses, por uma equipa que desenvolveu um documentário para a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, entidade proponente desta investigação.
Veja o documentário aqui.
Saiba mais sobre o projecto aqui.

 

 

No seguimento da publicação da sua obra Desperdício Alimentar, editada em 2018 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a investigadora Iva Pires assina o ensaio “Reduzir o desperdício alimentar para um futuro mais sustentável” na edição de 04-01-2019 do periódico Jornal Económico.

 

 

 

Paula Reis, investigadora do CICS.NOVA.UÉvora, deu uma entrevista à agência Lusa sobre a trajetória das políticas públicas e os seus efeitos nos territórios rurais de baixa densidade. Estas questões encontram-se refletidas nos estudos que têm vindo a ser desenvolvidos sobre estes territórios, nomeadamente a Rede das Aldeias Históricas de Portugal no contexto da sua tese de doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura.
RTP Notícias (2018, 10 de dezembro). Políticas públicas criaram aldeias-museu requalificadas, mas sem pessoas. In Lusa. Disponível aqui.
Diário de Notícias (2018, 10 de dezembro). Há um número crescente de zonas do país nos cuidados paliativos. In Lusa. Disponível aqui.

 

 

 

A Investigadora Vera Duarte participou no programa 90 segundos de ciência da Antena 1 (EP. 472 VERA DUARTE – ESTUDO PROPÕE NOVO MODELO DE INTERVENÇÃO PARA RAPARIGAS EM CONTEXTO DE RECLUSÃO) e falou sobre os modelos e as boas práticas de intervenção em raparigas em contexto de reclusão ou em centros educativos, temas estes inseridos no âmbito dos estudos que tem vindo a desenvolver sobre delinquência juvenil feminina.
O 90 segundos de ciência é um projeto do ITQB NOVA, da NOVA FCSH e da Antena 1, com o apoio da Novartis.

 

 

 

 

Cecília Delgado, investigadora integrada do CICS.NOVA, assina o artigo “Alimentar cidades de forma mais sustentável: Que contributo da agricultura urbana?” na Revista Rede Rural Nacional, n.º 7, da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Rede Nacional Rural.

 

 

 

 

 

A investigadora do CICS.NOVA Iva Pires falou à Visão sobre o desperdício alimentar em Portugal: “Se cada uma das 4 milhões de famílias existentes em Portugal deitar para o lixo uma laranja por semana, isso significa 16 800 toneladas de desperdício anuais e 25 mil euros que vão fora” (entrevista de Novembro de 2018).

 

 

 

Joaquim Fialho, investigador integrado do CICS.NOVA.UÉvora, foi entrevistado por Fernando Alvim, no programa Prova Oral da Rádio Antena 3, numa edição dedicada à análise das Redes Sociais e que contou ainda com a participação da investigadora Helena Arco, investigadora colaboradora do CICS.NOVA.UÉvora (Setembro 2018).

 

 

 A investigadora Ana Lavrador foi entrevistada pelo Jornal Dia 15, no âmbito do Projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, no qual participa.

 

 

 

 

 

 

 

Estudo de investigador Enrico Borghetto, sobre os efeitos do crescimento das desigualdades económicas nas agendas legislativas europeias, a ser desenvolvido em conjunto com Derek Epp (University of Texas, Austin), é mencionado no artigo "As inequality grows, so does the political influence of the rich", publicado pelo jornal The Economist.

 

 

Investigadora Paula dos Reis Amaral (CICS.NOVA.UÉvora) é entrevistada pela Lusa e Antena 1 no âmbito do seu trabalho de doutoramento "Turismo, Planeamento e Desenvolvimento Regional: Estratégias de Intervenção para a Rede das Aldeias Históricas de Portugal". Veja a notícia no Público.

 

 

A investigadora Cecília Delgado é entrevistada pelo Público no âmbito da reportagem “Como se alimenta uma cidade de forma sustentável?

 

 

 

Investigadora Susana Batista assina artigo no Observador sobre o tema «Matrículas e as desigualdades sociais territoriais».

 

 

 

Investigadora Regina Salvador esteve na SIC Notícias a falar sobre a Cátedra Jean Monnet em «Política Marítima Integrada e Crescimento Azul na UE». Veja a entrevista aqui.

 

Maria João Leote, investigadora do CICS.NOVA, surge em destaque em dois artigos do jornal Público no âmbito do trabalho que desenvolve sobre delinquência entre crianças e jovens e justiça juvenil:
Dois anos depois de saírem de um Centro Educativo, 31% dos jovens reincidiram. Leia artigo aqui.
Prisão perpétua para jovem no Reino Unido é rara mas não é única. Leia artigo aqui.

 

Manuel Carlos Silva (CICS.NOVA.UMinho) escreve artigo de opinião no Diário do Minho no âmbito do trabalho que desenvolve sobre “Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados sobre Portugal”.

Leia o artigo na íntegra: PARTE I, PARTE II, PARTE III.

 

 

 



Nuno Boavida, investigador integrado do CICS.NOVA, foi entrevistado pelo Jornal Económico sobre os desafios do futuro do trabalho, enquanto participava no FNAC Shaper Talks sobre “O Futuro do trabalho em Portugal", organizado pelo Global Shapers Lisbon Hub e patrocinado pelo mesmo jornal.
Aceda à entrevista e assista ao vídeo do evento.

 

 

O investigador Gonçalo Antunes falou ao Jornal de Negócios sobre Habitação. A entrevista foi inserida no especial "As linhas com que se vai coser o arrendamento", de 25 de Junho de 2019, terça-feira. Segundo o investigador do CICS.NOVA, "o arrrendamento nunca esteve tão liberalizado", sendo referida a importância de uma Lei de Bases da Habitação para atribuir "congruência e uniformidade às políticas" de curto e médio prazo para a Habitação.
Entrevista aqui