Projectos

Referência: POCI-07-62G4-FEDER-181654
Equipa: Henrique Cerqueira
Pedro Casimiro
Investigadores Não Pertencentes ao CICS.NOVA: Carlos Russo Machado, Cristina Branquinho, Margarida Fortes, Otávio Paulo
Entidade Proponente:

Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM)

Entidade Financiadora:

Comissão Europeia (REACT-EU, COMPETE 2020)

Objectivos:

O projeto tem objetivo geral criar um modelo replicável que permita restaurar a produtividade agrícola e florestal nas zonas semiáridas do sudeste de Portugal, que potencie uma melhoria da saúde do solo, do funcionamento dos ecossistemas e, consequentemente, da qualidade de vida das comunidades rurais.

Considerando o atual estado de vulnerabilidade dos sistemas agroflorestais mediterrânicos que integram o sobreiro e a azinheira, que têm vindo a sofrer de baixa regeneração natural, elevada mortalidade de arvores e um baixo sucesso das reflorestações implementadas ao longo das últimas décadas, ao qual se somam práticas agronómicas e silvícolas desadequadas que provocam a degradação do sistema, constata-se que será cada dia mais difícil o restauro deste ecossistema. A necessidade e oportunidade são, portanto, elevadas, urgentes e críticas, especialmente nestas zonas de proteção especial com elevado risco de erosão e/ou de elevado valor e sensibilidade ecológicos onde o projeto irá atuar.

Levantar, produzir e disseminar o conhecimento necessário para identificar as estratégias, os métodos e as técnicas de restauro dos ecossistemas mediterrânicos no Baixo Alentejo interior, como forma de reduzir a sua vulnerabilidade à desertificação e os efeitos na prestação dos serviços dos ecossistemas.

Parcerias:

Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM)
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH)
Junta de Freguesia da Cabeça Gorda (JFCG)
Câmara Municipal de Barrancos (CMB)

Data de Início: 2022
Data de Fim: 2023