Projectos

HIDRALERTA - Sistema de Previsão e Alerta de Inundações em Zonas Costeiras e Portuárias

Investigador Responsável: Carlos Pereira da Silva
Referência: PTDC/AAC-AMB/120702/2010
Entidade Proponente:

Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Entidade Financiadora:

FCT

Palavras Chave: Sistema de previsão e alerta; Risco em inundações; Modelação numérica e física; Zonas costeiras e portuárias.
Objectivos:

Desenvolver um sistema de previsão, alerta e análise de risco a longo prazo associado ao galgamento e inundação em zonas costeiras e portuárias, através da utilização de previsões da agitação marítima nas zonas costeira e portuária, para calcular os efeitos dos galgamentos e inundações.
Criar uma ferramenta amigável para o utilizador que permita:
Avaliar em tempo real, situações de emergência e emissão de alertas às autoridades competentes sempre que se preveja estarem em causa a segurança de pessoas e bens, assim como atividades portuárias ou costeiras.
Produzir mapas de risco para apoio à decisão pelas entidades competentesDesenvolver um protótipo para o Porto da Praia da Vitória e a Praia de S. João da Caparica.

Parcerias:

Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC); Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL); Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FFCT/FCT/UNL); Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/UNL); Fundação Gaspar Frutuoso (FGF); NOVA.ID.FCT - Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT (NOVA.ID.FCT); Universidade dos Açores (UAçores)

Data de Início: 2012
Data de Fim: 2015
Website: http://www.lnec.pt/hidraulica-ambiente/pt/projectos/detalhe/hidralerta-sistema-de-previsao-e-alerta-de-inundacoes-em-zonas-costeiras-e-portuarias/