Menu CICS.NOVA

Oportunidades de Financiamento

Data: Data:

4.º Edição “Prémio Octávio Lixa Filgueiras”

Está aberto o período de candidatura para este Prémio, que distingue investigação relevante nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

Candidaturas: 31 de Maio de 2019 (inscrições) e 30 de Agosto de 2019 (submissão de trabalhos).

Prémio Inovação na Economia Portuguesa: "I&D e Inovação na Economia Digital"

O Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) e a Agência Nacional de Inovação (ANI) lançaram um convite para a submissão de artigos científicos, no âmbito da 2ª edição do Prémio Inovação na Economia Portuguesa, que decorrerá no próximo ano, subordinado ao tema “I&D e Inovação na Economia Digital”. Os candidatos devem submeter artigos científicos que contribuam para identificar soluções de políticas económicas em áreas de I&D e Inovação, especialmente sobre Economia Digital.

Candidaturas: primeira fase até 31 de Maio de 2019.

Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no Âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação

A FCT lançou o concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito das comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação. O concurso prevê que sejam atribuídos até 300 mil euros por projeto numa dotação orçamental prevista de milhões de euros.

O concurso cria assim um Programa de I&D para a investigação nas áreas temáticas da observação e conhecimento da Terra; do clima e alterações climáticas; das cidades sustentáveis, mobilidade e interações socioculturais; e da biodiversidade e recursos biológicos, numa perspetiva multidisciplinar que vem contribuir para a agenda de I&D em “Interações Atlânticas”.

Candidaturas: 7 de março a 17 de abril de 2019

Programa SwafS do Horizonte 2020 - Science with and for Society

O Programa SwafS do Horizonte 2020 - Science with and for Society - pretende construir uma cooperação efetiva entre a ciência e a sociedade, recrutar novos talentos para a ciência e promover o desenvolvimento científico de excelência a par com responsabilidade e envolvimento da sociedade.

Candidatura: até 2 de abril de 2019 estão abertas 13 convocatórias que tocam nas principais prioridades do Programa.

Horizonte 2020: «Taking stock and re-examining the role of science communication»

Encontra-se aberta a convocatória "Taking stock and re-examining the role of science communication". Este tópico tem como objetivo compreender melhor como os resultados da investigação e das metodologias científicas são comunicados e percebidos pelos cidadãos (tomando em conta a idade, o género e o estatuto socioeconómico), desenvolver melhores formas de medir e avaliar a comunicação científica e identificar boas práticas e políticas, diretrizes para aumentar a precisão da (e, portanto, confiar na) comunicação científica.

Candidaturas: até 2 de abril de 2019.

Prémio ABRE da Melhor Tese Europeia sobre o Brasil

A Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE) oferece anualmente o “Prémio ABRE da melhor tese europeia sobre o Brasil” que tem por objetivo premiar a melhor tese de doutoramento sobre o Brasil em ciências humanas e sociais realizada em uma instituição universitária europeia. O valor do Prémio é de dois mil euros (2.000 €). São admitidas teses em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais, desde que o trabalho enfoque de modo central o Brasil, nas suas múltiplas dimensões societais e históricas. Podem se candidatar jovens doutores que tenham defendido sua tese numa universidade europeia entre 1° de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior. Os trabalhos concorrentes poderão estar escritos em qualquer língua oficial de um país europeu. 

Candidaturas: até às 24h (horário UTC+1) do dia 31 de janeiro do ano seguinte ao da defesa da tese.

FCT - Concurso Bolsas de Doutoramento 2019

Este concurso apoia investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver trabalhos de investigação para a obtenção do grau académico de Doutor.

Candidaturas: entre 28 de Fevereiro e 28 de Março.

ERASMUS+: K2 - Parcerias Estratégicas

Encontra-se aberta a convocatória para as Ações K2 - Parcerias Estratégicas do Programa ERASMUS+. As Parcerias Estratégicas visam apoiar o desenvolvimento, a transferência e/ou a aplicação de práticas inovadoras, bem como a execução de iniciativas conjuntas de promoção da cooperação, da aprendizagem interpares e dos intercâmbios de experiências a nível europeu.

Candidaturas: até 21 de março de 2019.

Horizonte 2020: Nova atualização dos Programas de Trabalho

A Comissão Europeia publicou recentemente a última atualização dos Programas de Trabalho do Horizonte 2020. No caso do Programa Desafio Societal 6 Europe in a changing world – Inclusive, innovative and reflective societies, programa dedicado às ciências sociais e às humanidades foram acrescentadas algumas convocatórias para trabalhos.

Candidaturas: até 14 de Março de 2019.

Comissão Fulbright abre concurso para Bolsas destinadas a alunos admitidos em Doutoramentos e Mestrados em universidades norte-americanas

Estes programas deverão ter início no ano lectivo 2019/2020, e o financiamento máximo a ser atribuído é de vinte cinco mil dólares para o primeiro ano de estudos.

 

Bolsas de doutoramento INPhINIT

O programa de bolsas de doutoramento INPhINIT "La Caixa" destina-se a recrutar investigadores de qualquer nacionalidade que desejem realizar um doutoramento na Espanha ou Portugal, em qualquer Universidade ou Centro de Investigação. Os candidatos a instituições espanholas devem ter residido na Espanha menos de 12 meses nos últimos três anos, enquanto para as instituições portuguesas, os candidatos devem ter residido em Portugal menos de 12 meses nos últimos três anos.  

Candidaturas: até 27 de fevereiro de 2019.

ERASMUS+: «Inclusão Social e Valores Comuns - A Contribuição no Campo da Educação e Formação»

Estão abertas candidaturas à convocatória "Inclusão Social e Valores Comuns- A Contribuição no Campo da Educação e Formação" do Programa ERASMUS+. Pretende-se apoiar projetos de cooperação transnacional nos domínios da educação e da formação, tendo o consórcio de ser constituído por, no mínimo, quatro organizações elegíveis de quatro países do programa diferentes. A duração do projeto deverá ser de 24 ou 36 meses, com um financiamento máximo de 500.000 de euros (co-financiamento de 80% do orçamento total).

Candidaturas: até 26 de fevereiro de 2019.

Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais

A FCT lançou a segunda edição do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais. O concurso prevê que sejam atribuídos até 300 mil euros por projeto, e tem um envelope financeiro total de 5 milhões de euros.

Candidaturas: até 26 de Fevereiro de 2019.

ERASMUS+: Ações Jean Monnet

Encontram-se abertas candidaturas às Ações Jean Monnet do Programa ERASMUS+. As Atividades Jean Monnet destinam-se à promoção da excelência no ensino e na investigação no domínio de estudos sobre a União Europeia a nível mundial. Estas ações destinam-se também a incentivar o diálogo entre o mundo académico e a sociedade, nomeadamente decisores políticos locais e regionais, funcionários públicos, atores da sociedade civil, representantes dos diferentes níveis da educação e dos meios de comunicação.

Candidaturas: até 22 de fevereiro de 2019.

Horizonte 2020: «Transforming historic urban areas and/or cultural landscapes into hubs of entrepreneurship and social and cultural integration»

Está aberta a Convocatória do Horizonte 2020 "Transforming historic urban areas and/or cultural landscapes into hubs of entrepreneurship and social and cultural integration".

Candidaturas: até 19 de fevereiro de 2019.