Projetos de investigação

Os alicerces sociais dos processos de inovação tecnológica: a tomada de decisão em condições de incerteza

Investigador Responsável: Ana Ferreira
Equipa: Ana Lúcia Teixeira
Ana Roque Dantas
Helena Serra
Manuel Lisboa
Dalila Cerejo
Entidade Financiadora:

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) PTDC/IVC-ESCT/0073/2014

Palavras Chave: Inovação tecnológica; tomada de decisão social; incerteza
Objectivos:

O InovTec –  Os alicerces sociais dos processos de inovação tecnológica: a tomada de decisão em condições de incerteza é um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/IVC-ESCT/0073/2014), sob a coordenação de Ana Ferreira e concretizado por uma equipa multidisciplinar. Trata-se de um projecto da Universidade Nova de Lisboa e está sediado no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, .

É nosso objectivo avaliar os impactos dos contextos intra- e extra-organizacionais nos processos de inovação tecnológica e fazer reverter este conhecimento para o sector empresarial. Este objectivo será cumprido integrando uma análise de indicadores estatísticos de inovação, com uma caracterização directa e indirecta das empresas, dos seus contextos socio-económicos e dos actores envolvidos nos processos de inovação. Este projecto promoverá ainda vias de comunicação e discussão que, integrando empresas, organizações empresariais, decisores e cientistas, estabeleçam um ambiente cooperativo entre estes sectores sociais.

Deste projecto resultará a formulação de diretrizes para práticas empresariais e políticas públicas que tenham por fito uma ampliação do sucesso na inovação. Aproximando empresas, decisores políticos e academia, promover-se-á um impacto concreto no desempenho futuro das empresas.

Data de Início: 2016
Data de Fim: 2018
Website: http://www.fcsh.unl.pt/inovtec/index.php/pt/projecto/