Menu CICS.NOVA

Investigadores Colaboradores

Susana Mira Leal

Grupo de Investigação:

6: Educação, Conhecimento e Cultura


Equipa de Investigação:

Escola e comunidade


Perfil Online:


E-mail:

susana.cm.leal@uac.pt




Susana Mira Leal é doutorada em Educação, na especialidade de Metodologia do Ensino do Português, mestre em Supervisão e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante Português-Inglês (ensino de). É professora auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores (UAc) e Vice-reitora para a Comunicação, Relações Externas e Internacionalização da instituição, tendo já exercido como Pró-reitora para as Relações Externas e Extensão Cultural, Pró-reitora para as Relações Externas, Sociedade e Formação Complementar e Diretora do Departamento de Ciências da Educação.

É autora e coautora de diversos livros, capítulos em livros, artigos em revistas e publicações em atas de eventos internacionais e nacionais, tendo orientado dezenas de teses e dissertações e participado em dezenas de júris de provas académicas. O seu percurso na docência, investigação e orientação de trabalhos académicos desenvolve-se na área da Educação, com enfoque na formação inicial e contínua de professores, da didática e metodologia do ensino do Português, na supervisão pedagógica e na investigação-ação como estratégias para a formação, o desenvolvimento da profissionalidade docente e a promoção do sucesso escolar.


Interesses de Investigação:

Ensino-aprendizagem do Português. Formação de professores. Supervisão pedagógica. Investigação-ação.


Principais Projectos:

Membro da equipa do Projeto: FORWARD (Fostering Research Excellence in EU Outermost Regions) - ID: 824550
Programa: H2020-EU.5. – Science with and for Research
Duração: 2019-2021

 

Membro da equipa do projeto: ENCUR (Enhancing Curriculum Relevance) ID- 2009-1-PT1-COM13-024231. 2009-2011
Programa: Lifelong Learning 2007–2013 – Comenius
Duração: 2009-2011

 

Principais Publicações:

  • Gomes, M. C. de la C., Mira Leal, S., & Serpa, M. S. D. (2016). A aprendizagem da escrita no ensino básico. Lisboa: Edições Colibri. 152p. ISBN 978-989-689-632-4
  • Mira Leal, S. & Fonseca, J. (2013). A investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissional. In Francisco Sousa, Luísa Alonso e M.ª do Céu Roldão (Orgs.), Investigação para um currículo relevante (pp. 163-177). Coimbra: Edições Almedina. ISBN 978-972-40-5156-7
  • Mira Leal, S. & Massa, S. (2013). Promovendo a relevância do currículo no ensino do Português. In Francisco Sousa, Luísa Alonso e M.ª do Céu Roldão (Orgs.), Investigação para um currículo relevante (pp. 115-129). Coimbra: Edições Almedina. ISBN 978-972-40-5156-7
  • Mira Leal, S. (2012). O Português no Ensino Secundário: Transformações, tensões e dinâmicas de apropriação e recontextualização curricular. Porto: Porto Editora. 287p. ISBN 978-972-0-34905-7
  • Sousa, F., Mira Leal, S., & Cabral, A. P. (2011, set./dez.). Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e expectativas em Portugal. Nuances: Estudos sobre Educação, SP, 20, 21, 17-43. ISSN: 2236-0441 http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1088