Menu CICS.NOVA

Newsletters

Newsletter - Newsletter 23/04/2019

NEWSLETTER 16/2019

23 de Abril 2019

DESTAQUES

Projecto Crowd-Work arranca em Maio com kick-off meeting

O Projecto Europeu "Crowd-Work - Finding new strategies to organise in Europe" irá ter início no dia 23 de Maio com o primeiro encontro dos parceiros do consórcio de investigação na NOVA FCSH. Este consórcio é liderado pelos investigadores integrados Nuno Boavida e António Brandão Moniz, do Observatório de Avaliação de Tecnologia do CICS.NOVA.

O projecto irá decorrer até ao final de Abril de 2021 e incluirá equipas de investigação da NOTUS em Espanha, do Institute of Technology Assessment and System Analysis do Karlsruhe Institute of Technology na Alemanha e da Academia das Ciências na Hungria. 

 

Resumo do projecto recentemente aprovado pela Comissão Europeia:

O aumento do trabalho em plataformas digitais tem criado muitas dificuldades de representação e organização dos trabalhadores envolvidos neste tipo de trabalho, ao mesmo tempo que desafia as formas tradicionais de organização de trabalhadores e os próprios alicerces do modelo social europeu. O objectivo deste projecto é analisar as estratégias de movimentos sindicais alternativos e de sindicatos tradicionais para representar os trabalhadores digitais na Europa. O projecto irá reflectir sobre as estratégias para organizar e representar este tipo de trabalhadores, debruçar-se-á sobre as opções políticas que assegurem protecções sociais e direitos laborais e, por último, enunciará caminhos para explorar os possíveis efeitos positivos desta economia digital e do trabalho em plataformas.

O programa prevê o desenvolvimento de quatro estudos de caso em cada país sobre estratégias de sindicatos, movimentos alternativos e outras actividades associativas nos quatro países europeus participantes (Portugal, Espanha, Alemanha e Hungria). O consórcio de investigação é composto por equipas de países representativos do modelo de relações laborais do Mediterrâneo (CICS.NOVA e NOTUS), Centro-Oeste (Institute of Technology Assessment and System Analysis do Karlsruhe Institute of Technology) e Leste (Academia da Ciências da Hungria). A análise será partilhada e discutida em três conferências internacionais orientadas para a aprendizagem mútua, envolvendo parceiros, especialistas e partes interessadas (por exemplo, trabalhadores de plataformas digitais, movimentos alternativos, sindicatos, empresas de plataforma, associações empresariais e responsáveis por políticas públicas). O trabalho desenvolvido será avaliado, comparado, resumido em três relatórios (revisados por especialistas), publicado num livro e preparado para fazer recomendações de políticas.

Todos os investigadores que estejam interessados em participar no encontro de lançamento do projecto e/ou que estejam interessados em receber a newsletter semestral do mesmo deverão enviar um email de inscrição e/ou subscrição para: nuno.boavida@fcsh.unl.pt.

 

http://cics.nova.fcsh.unl.pt | cics.nova@fcsh.unl.pt | cicsnova.newsletter@fcsh.unl.pt
CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui

Esta mensagem está de acordo com a Legislação Europeia sobre o envio de mensagens:
qualquer mensagem deverá estar claramente identificada com os dados do emissor
e deverá proporcionar ao recetor a hipótese de ser removida da lista.
Para cancelar a subscrição, clique aqui