Simmel and Beyond: The Contemporary Relevance of Simmel’s Thought

2022-07-14

Ciber Música, Casa da Música, Porto

O livro Simmel and Beyond: The Contemporary Relevance of Simmel’s Thought, coeditado por Pedro Caetano (CICS.NOVA) e por Maria Manuela Mendes (ISCSP e CIES-ISCTE), publicado pela Routledge, será apresentado na Ciber Música, Casa da Música, Porto (no âmbito do KISMIF CONFERENCE 2022 Keep It Simple, Make It Fast !), dia 14 de Julho, às 19:30.

Sinopse

Reunindo o trabalho de estudiosos de toda a Europa, este livro mostra como as categorias de Simmel podem ser utilizadas para explorar questões contemporâneas e lançar mais luz sobre as tendências características da modernidade global. Tematicamente organizado em torno dos principais desafios societais actualmente enfrentados pelos países desenvolvidos - os de tornar sociedades inclusivas, reflexivas e criativas, sustentáveis e democráticas - examina diversos fenómenos, tais como viver numa sociedade cada vez mais multicultural, a exclusão social de grupos étnicos vulneráveis, a crescente preocupação com o cyberbullying, a necessidade de combater as alterações climáticas, o aumento do populismo político, e o recrutamento de jovens de países ocidentais para o fundamentalismo religioso islâmico. Baseando-se na teoria sociológica de Simmel e expondo novas abordagens à investigação inspiradas pelo seu trabalho, este volume realça os pilares conceptuais do pensamento, significados, processos e formas de Simmel. Como tal, apelará aos estudiosos da sociologia e teoria social com interesses na obra de Simmel e na sua relevância contemporânea.