Be my guest | Luto Parental e Género

2022-07-06

Online

A primeira sessão do ciclo de webinars Be my guest é organizada por Luís Michel, doutorando do Grupo de Investigação 5: Saúde, População e Bem-estar, com o tema Luto Parental e Género.

14h00 - Sessão de Abertura
14h20 - Os cinco passos do acolhimento ao luto (Daniela Freitas Bastos)
14h40 - Ajustamento individual e conjugal à perda de um filho (Sara Magalhães Pinto de Albuquerque)
15h00 - Luto e género: a estruturação da experiência emocional de pais e mães enlutados (Luís Henrique F. Michel)
15h20 - Debate
16h20 - Encerramento

Nota: O programa contava inicialmente com a presença da oradora Sofia Marinho, cuja participação foi cancelada por motivos de saúde.

Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82038499506
ID da reunião: 820 3849 9506
Senha de acesso: 438994

Sara Albuquerque
Sara Albuquerque é mestre em Psicologia Clínica e da Saúde – Sub-área de especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas de Saúde e doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem publicado diversos artigos em revistas científicas e capítulos de livros centrados no ajustamento individual e conjugal de pais que perderam filhos, mais concretamente nos processos de luto, trauma, coping diádico, crescimento pós-traumático e processos de manutenção do vínculo e, recentemente sobre o impacto da pandemia nos processos de luto de crianças e adultos e na área do trauma perinatal. Tem o curso pós-graduado de especialização de Terapeutas do Luto (SPEIL - Sociedade Portuguesa de Estudos e Investigação no Luto). É atualmente Coordenadora e Psicóloga Clínica na Consulta do Luto no Centro de Desenvolvimento PIN – em todas as fases da vida em Lisboa, cuja ação é essencialmente focada na avaliação e intervenção com crianças, adolescentes e adultos no processo de luto (por morte, na doença crónica e em situações de divórcio), ou que tenham vivenciado um acontecimento potencialmente traumático. É atualmente também docente na Universidade Lusófona e tem vindo a dinamizar diversos workshops sobre luto e regulação emocional.

Daniela Freitas Bastos
Psicóloga  / Especialização em Psicologia Clínica / Psicanálise - PUCRJ
Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Clínica Médica da Faculdade de Medicina | UFRJ.
Doutoranda  pelo Programa de Clínica Médica da Faculdade de Medicina | UFRJ.
Experiência em atendimento clínico, ensino, supervisão e condução de grupos nos temas Luto, Cuidados de Vida e Fim de Vida.

Luís Henrique F. Michel
Luís Michel é psicólogo e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já atuou como psicoterapeuta, supervisor clínico e docente dos cursos de Psicologia e Enfermagem em diferentes instituições de ensino brasileiras. Realiza pesquisas na área do luto desde 2011, tendo acompanhado grupos de entreajuda para enlutados desde então. Possui artigos científicos e capítulos de livros publicados acerca do luto materno, da psicoterapia com mães enlutadas e dos critérios diagnósticos para o luto persistente.
Atualmente, é doutorando de Estudos de Género em consórcio realizado entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Lisboa, desenvolvendo sua tese sob orientação das professoras Ana Paula Gil e Sara Dalila Cerejo. Desde maio de 2021, é bolseiro do financiamento programático do CICS.NOVA e integra o grupo de investigação Saúde, População e Bem-Estar.