Seminário “As Cidades do Futuro”, organizado pela CCDR-LVT

2016-11-08

Instalações da CCDR (R. Alexandre Herculano, 37, Lisboa)

No próximo dia 8 de novembro, a CCDR LVT associa-se às celebrações do Dia Mundial do Urbanismo, organizando um Seminário sobre a temática “As Cidades do Futuro”.
Estamos num período de grandes alterações económicas, sociais, tecnológicas, ambientais e demográficas. Estas alterações ocorrem com grande frequência e intensidade e poderão criar ruturas e alterações sistémicas sensíveis. A poluição, a escassez de recursos, as alterações demográficas e a integração tecnológica estão na base das grandes alterações no planeta, com incidência nas cidades. Há, pois, que discutir os desafios que se colocam aos sistemas urbanos e às cidades, nomeadamente as respostas que o Urbanismo e o Ordenamento do Território devem fornecer para antecipar, prevenir e mitigar o impacto dos problemas associados a esta próxima realidade.
É neste contexto que o Presidente da CCDR-LVT o(a) convida a participar no Seminário “As Cidades do Futuro”, a decorrer no dia 8 de novembro, das 9h30 às 13h, nas instalações da CCDR (R. Alexandre Herculano, 37, Lisboa).

Nesta iniciativa, oradores e assistência irão refletir em torno de duas questões essenciais:
- o que será a Cidade do Futuro?
- que Urbanismo e Ordenamento do Território precisamos em Portugal para responder aos desafios da Cidade do Futuro?
Serão oradores Mário Moutinho (Universidade Lusófona), António Câmara (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), Margarida Pereira (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa),  Robert Stussi (Consultor ! de Mobilidade), Nuno Bernardo (Huawei) e Tiago Trigueiros (Câmara Municipal de Sintra).

Nota: O Seminário é de entrada livre, ainda que sujeita a inscrição prévia e à capacidade do espaço. Faça aqui a sua inscrição.